I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

WhatsApp_Image_2023-05-15_at_10.19.31_1.jpeg

O pequeno Ícaro Batista comemorou neste domingo, 14, o primeiro Dia das Mães com a mamãe. Ele é um dos recém-nascidos assistidos pelo HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), referência em Roraima no atendimento materno infantil.

Conforme a direção geral da Maternidade, de 1º de janeiro até 10 de maio deste ano, foram realizados 4.089 partos, sendo 442 procedimentos de emergência.

A esteticista Taliane Batista, de 36 anos, foi uma dessas pacientes. Ela precisou passar por uma cesariana de emergência por causa de uma insuficiência placentária e centralização fetal, que é quando o bebê deixa de nutrir os órgãos periféricos.

“Ser mãe é uma dádiva de Deus e ser mãe de prematuro é uma dádiva maior ainda, porque Deus dá crianças especiais para pessoas especiais. E nesse dia das mães fui agraciada com o meu filho, que superou tudo isso e daqui para frente vai ser só vitória”, festejou a paciente.

Ao longo da gestação, a esteticista descobriu a diabetes gestacional. Devido a isso, ela precisou fazer acompanhamento no CRSM (Centro de Referência em saúde da Mulher), que fica no bairro Aparecida.

“Eu tive que ser internada às pressas na Ala das Orquídeas, e como não teve essa nutrição das artérias, ele não cresceu o suficiente. Foi uma cesárea bem complicada, bem difícil, sofrida, mas graças a Deus o Ícaro nasceu às 02h19 do dia 9 de fevereiro”, lembrou.

WhatsApp_Image_2023-05-15_at_10.19.39.jpg

Por conta da situação de prematuridade extrema, Ícaro ficou aos cuidados da equipe médica do Centro Cirúrgico da Maternidade. Por lá, os profissionais notaram que o bebê não conseguia respirar por conta própria, sendo entubado e encaminhado diretamente para UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal).

“Sonhamos com o vislumbre de ver [o bebê] saindo para os nossos braços, amamentar, mas não foi o que aconteceu, vê-lo dentro daquela incubadora sem poder senti-lo ou ajudá-lo. Eu não imaginei que ali começaria uma jornada tão grande”, contou Taliane.

O pequeno paciente passou por várias complicações, como parada cardíaca, infecção no estômago, convulsões, anemia e hemorragia na cabeça. Mesmo diante de tantos problemas, ele lutou bravamente com o apoio da equipe multiprofissional da unidade.

CELEBRANDO VITÓRIAS

WhatsApp_Image_2023-05-15_at_10.18.53.jpeg

Após receber alta da UTIN, o Ícaro começou a ganhar peso, o que futuramente vai facilitar a sua ida para casa. Mas tudo isso só está sendo possível graças ao apoio da equipe da UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru), um espaço que presta assistência neonatal humanizada aos bebês prematuros ou com baixo peso.

“Eu não tenho palavras para o meu agradecimento aos profissionais que trataram dele desde o início, o carinho, o apoio e a humanidade deles”, ressaltou Taliane.

Além das pacientes locais, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth também acolhe mulheres de outros estados e de países vizinhos. A diretora geral da Maternidade, Laís Blanco, ressalta a importância da data comemorativa e da unidade, que sempre prima pela universalização do serviço.

“A equipe da maternidade vem se preocupando em realizar partos cada vez mais humanizados. Ninguém ama, cuida, protege e abençoa como uma mãe. Esses são os votos da nossa equipe que se inspira em seu trabalho incessante”, pontuou a diretora.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau