I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Encerramento_da_9ª_Conferência_Estadual_de_Saúde_Ascom_Sesau_4.jpg

Encerrando os trabalhos da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Roraima, os delegados eleitos nas etapas municipais definiram as propostas que serão debatidas na Conferência Nacional de Saúde, que será realizada ainda este ano.

Promovido pelo CES (Conselho Estadual de Saúde), o evento contou com o apoio da Sesau (Secretaria de Saúde), com discussões ocorrendo no auditório da Faculdade Cathedral, no bairro Caçari.

Iniciada na quarta-feira, 10, a Conferência Estadual de Saúde é realizada a cada quatro anos, precedendo as discussões que ocorrerão em plenária nacional. O evento também possibilita a tomada de conhecimento da Sesau sobre as ações realizadas pelos municípios na promoção do atendimento à população.

Encerramento_da_9ª_Conferência_Estadual_de_Saúde_Ascom_Sesau_1.jpg

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, ressaltou a importância dos debates para o fortalecimento do serviço de saúde pública para a população do Estado.

“Na Conferência Estadual todos têm o direito a voz para ajudar no processo de formação e construção do que seria o ideal para a saúde pública. O importante é que nós saberemos a visão desses representantes para atuarmos com mais eficiência”, disse.

“Nós tivemos aqui palestrantes conhecedores do sistema, a população e os delegados, todos cientes de que trabalhamos com a política pública de saúde pensando no bem-estar coletivo”, ressaltou o presidente do CES, Ricardo de Mattos.

Encerramento_da_9ª_Conferência_Estadual_de_Saúde_Ascom_Sesau_5.jpg

A enfermeira Paula Arruda Sampaio, de 39 anos, é coordenadora do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) de Normandia e uma das delegadas representantes de seu município. Ela esteve participando das discussões do Eixo III, que teve como tema “Garantir e defender o SUS, a Vida e a Democracia”.

“Na Conferência, nós lutamos pelos nossos direitos e aprovamos propostas para melhorar o atendimento à população, tanto dos municípios quanto do estado", pontuou.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau