Abertura_da_9ª_Conferência_Estadual_de_Saúde_7.jpg

“Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”. Esse é o tema principal da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Roraima, evento do CES (Conselho Estadual de Saúde) que teve início na noite dessa quarta-feira, 10, no auditório da Faculdade Cathedral.

Com a participação em peso de delegados eleitos nas conferências municipais e gestores da área, o evento tem como foco discutir melhorias que visem fortalecer o serviço de saúde pública para a população.

O secretário adjunto da Sesau (Secretaria de Saúde), Edson Castro, foi responsável por realizar a palestra de abertura das atividades da Conferência. Ele destacou a importância das discussões.

Além de Castro, a mesa de abertura foi composta pelo presidente do CES, Ricardo de Mattos; conselheiro membro do CES, Haroldo Campos; coordenadora de saúde da OIM (Organização Internacional para as Migrações), Mariana Camargo; secretário adjunto de saúde de Boa Vista, Rodrigo Matoso; e superintendente estadual do Ministério da Saúde em Roraima, Andreia Rosado.

“A Conferência Estadual precede as discussões que ocorrerão futuramente na Conferência Nacional de Saúde. Então, esse é o momento em que a Sesau ouve as demandas e particularidades que cada município possui na promoção dos serviços de saúde”, disse.

Abertura_da_9ª_Conferência_Estadual_de_Saúde_6.jpg

Ao todo, as discussões contarão com quatro eixos temáticos, sendo eles: “O Brasil que Temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã vai ser outro dia para todos”.

“Nós compilamos as propostas feitas nas Conferências Municipais e vamos discutir elas entre os quatro eixos temáticos da Conferência Estadual. Ao final, vamos selecionar as melhores que irão para a Conferência Nacional e quais irão ficar como sugestão para o Estado”, explicou o presidente do CES, Ricardo de Mattos.

A programação da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Roraima segue até esta sexta-feira, 12. A expectativa da organização é receber aproximadamente 360 participantes.

Abertura_da_9ª_Conferência_Estadual_de_Saúde_5.jpg

CONFIRA A PROGRAMAÇÃ:

Dia 11/05/2023 (Quinta-feira)

EIXO III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

Palestrante:  Lucimara Araújo de Almeida

EIXO IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Palestrante:  Prof. Dr.Calvino Camargo

Intervalo: Coffee Break