Capacitação_para_agentes_de_saúde_de_Pacaraima_2.jpeg

A Secretaria de Saúde, por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), deu início na quarta-feira, 03, a uma capacitação para agentes de saúde que atuam em Pacaraima, município que faz fronteira com a Venezuela. O treinamento encerra-se na sexta-feira, dia 05.

Conforme a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira, a ação visa fortalecer a atuação da vigilância epidemiológica no Estado, para que os profissionais de saúde daquela localidade estejam preparados para dar respostas oportunas aos principais agravos e doenças notificados pelo município.

“Preparar as equipes dos municípios é uma das principais estratégias da vigilância em saúde da Sesau, principalmente nos municípios de fronteira”, destacou Valdirene.

Capacitação_para_agentes_de_saúde_de_Pacaraima_3.jpeg

Além dos servidores que atuam na Atenção Básica e Hospitalar do município, a ação conta ainda com a participação de representantes da OIM (Organização Internacional para as Migrações) e Operação Acolhida.

Outro efeito prático da capacitação é fazer com que o profissional possa identificar e reconhecer as mudanças do perfil epidemiológico do município, ajudando a gestão em saúde nas tomadas de decisões pertinentes à saúde pública.

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau