I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Roda_de_Conversa_sobre_Saúde_e_a_Segurança_do_Trabalhador_Suyanne_Sá_Ascom_Sesau_1.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o MPT-RR (Ministério Público do Trabalho em Roraima), realizou na manhã desta sexta-feira, 28, uma roda de conversa para discutir a saúde e a segurança do trabalhador. Atividade encerra as ações da campanha Abril Verde em Roraima.

A atividade, iniciada no último dia 25, contou ainda com a presença de representantes de organizações da sociedade civil.

A coordenadora da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira, representou a Sesau na discussão e falou um pouco sobre a preocupação da pasta com a saúde do trabalhador.

“A Sesau sempre foi importante nesse processo, porque nós temos o Cerest-RR [Centro de Referência em Saúde do Trabalhador], que cuida da vigilância e saúde do trabalhador. Essa unidade tem sido muito exitosa porque amarramos pontos estratégicos para melhorar a saúde dos nossos servidores”, disse.

O procurador do Trabalho do MPT-RR, Pedro Faccioli, conta que é essencial o diálogo com os órgãos públicos sobre o assunto, para garantir um meio de ambiente de trabalho adequado para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

“Nós atuamos fortemente para garantir um meio ambiente de trabalho adequado para os trabalhadores. É muito importante estreitar esses laços de diálogo para que a Sesau possa aprimorar as políticas que adota, conforme os posicionamentos do Ministério Público do Trabalho”, disse.

ces1.jpg

CAMPANHA

A campanha Abril Verde é promovida pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). O mês foi escolhido por conter duas datas importantes sobre o tema acidentes de trabalho: o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, ambas celebradas no dia 28.

CEREST-RR

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Roraima é o centro especializado na promoção de ações voltadas para a saúde do trabalhador, atuando também no monitoramento dos agravos e acidentes relacionados ao trabalho.