I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

WhatsApp_Image_2023-04-25_at_18.33.28.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde) iniciou na manhã desta terça-feira, 25, a qualificação de profissionais da saúde para o tratamento da Leishmaniose Cutânea Intralesional no Estado. O evento é feito em parceria com o Ministério da Saúde.

A parte teórica da ação foi realizada no auditório do Campus Boa Vista do IFRR (Instituto Federal de Roraima), sendo voltada para médicos e enfermeiros que realizam o procedimento de tratamento na ferida do paciente.

De acordo com a gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses, Ingrid Gomes, a capacitação ocorre em razão de Roraima se encontrar em uma região de mata, local favorável para a propagação da doença.

“A leishmaniose no Estado tem uma incidência alta devido os garimpos, região de mata, a área indígena, é onde está instalada a doença. E a capacitação vem para somar no tratamento intralesional”, disse.

 WhatsApp_Image_2023-04-25_at_18.33.47.jpeg

Entre os palestrantes da ação está a dermatologista convidada pelo MS, Maria Cristina Dutra. Ela trabalhou por muito tempo com a leishmaniose e seus efeitos colaterais no organismo humano, tendo mestrado na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) do Rio de Janeiro.

“O foco dessa capacitação é o tratamento com uma dose mais baixa e menos tóxica ao redor da ferida, tendo menos efeitos adversos. Treinamos os profissionais para que eles possam replicar nas unidades, nos serviços onde eles atuam”, explicou.

Enfermeira do Hospital das Crianças Santo Antônio, Shyrlenne Nogueira, esteve participando da palestra e ficou empolgada em aprender novos métodos de tratamento que vão auxiliar no atendimento aos seus pacientes.

“Onde eu atuo tem muitos casos de leishmaniose, principalmente em pacientes indígenas. É bom ter experiências novas de tratamentos alternativos e que dão bons resultados, por isso é bom estar aqui aprendendo”, afirmou.

WhatsApp_Image_2023-04-25_at_18.33.26.jpeg

A programação da capacitação continua na quarta-feira, 25, com atividades práticas na UBS (unidade básica de saúde) do Mecejana.

Confira a programação:

Atividade Prática

Envolvidos: Sandro Marley Pereira (técnico do NCZ) e Ingrid Gomes (gerente do NCZ)

Data: 26/04 (quarta-feira)

Local: UBS do Mecejana (Rua Pavão, 195, bairro Mecejana)

Horário: Manhã

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Brenda Lima