Atendimento_Médico_Fernando_Oliveira_Secom_RR.jpeg

A Secretaria de Saúde, por meio do NCZ (Núcleo de Controle de Zoonoses), promoverá, nesta semana, uma capacitação para profissionais de saúde com foco no tratamento da leishmaniose cutânea. A ação conta com a parceria do Ministério da Saúde.

Conforme a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, a capacitação será realizada na terça-feira, 25, e na quarta-feira, 26.

“Essa atividade será dividida em duas etapas, sendo a primeira com abordagem teórica e a segunda a parte prática”, explicou.

De acordo com a programação, a atividade teórica será realizada no auditório do Campus Boa Vista do IFRR (Instituto Federal de Roraima), e a parte prática na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Mecejana.

“Capacitar faz parte do planejamento da Sesau e CGVS com o objetivo de qualificar os nossos profissionais de saúde, refletindo diretamente no atendimento da nossa população”, pontuou Valdirene.

SOBRE A DOENÇA

A leishmaniose cutânea é uma doença infecciosa que afeta a pele e as mucosas. Ela é causada por protozoários do gênero Leishmania, que são transmitidos a animais e humanos.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde, a doença é considerada endêmica em 89 países. As lesões de pele podem ser: única, múltiplas, disseminada ou difusa, sempre apresentando aspecto de úlceras, com bordas elevadas e fundo granuloso, geralmente indolor.

Quando manifestada nas mucosas, as lesões geralmente são encontradas no nariz, boca e garganta.

O tratamento da leishmaniose cutânea pode ser feito de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde), com protocolo que prevê o uso de medicamentos específicos, repouso e uma boa alimentação.

CVGS.jpg

CONFIRA PROGRAMAÇÃO

Palestra sobre Tratamento da Leishmaniose Cutânea com Antimoniato de Meglumina Intralesional e uso de Miltefosina

Palestrantes: Dr. Armando Schubach (médico infectologista), Dra. Cristina Duque (dermatologista) e José Nilton (biólogo).

Data: 25/04 (terça-feira)

Local: Auditório do Campus Boa Vista do IFRR (Avenida Glaycon de Paiva, 2.496, bairro Mecejana)

Horário: Manhã e tarde

Atividade Prática