I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

WhatsApp_Image_2023-04-19_at_16.17.44.jpeg

 

O HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) promoveu na manhã desta quarta-feira, 19, uma programação especial em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, proporcionando a interação entre pacientes e profissionais.

Conforme a coordenadora de Atenção em Saúde Indígena da unidade, Patrícia Oliveira, o evento teve como objetivo fazer com que os pacientes se sintam mais próximos da sua cultura e do modo em que vivem.

“O processo de saúde e doença dos povos indígenas é diferente do da pessoa não indígena. Trazer essa ação para dentro do HGR pela primeira vez é fazer com que esses pacientes se sintam mais acolhidos”, ressaltou.

WhatsApp_Image_2023-04-19_at_16.17.44_1.jpeg

A programação de hoje contou ainda com a parceria da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), que realizou a ornamentação do espaço e trouxe os artesãos indígenas cadastrados pela pasta para apresentar os seus produtos.

“É muito importante essa parceria, principalmente para mostrar aos pacientes indígenas que estamos presentes aqui no HGR, conhecendo um pouquinho de como eles chegam até aqui. Também trouxemos a produção de artesanato como forma de ressaltar as nossas culturas”, destacou o secretário da Sepi, Terêncio de Lima.

 

ATENDIMENTO

Principal referência hospitalar do Estado, o HGR também se transformou em unidade modelo no atendimento a indígenas. A mudança de fluxo atende a necessidade de prestar acolhimento a esses pacientes.

De acordo com a coordenação, a unidade recebeu cerca de 603 pacientes indígenas, no período de 1º de janeiro a 19 de abril de 2023.

O local de acolhimento dispõe de enfermarias adaptadas com redário, sistema de nutrição voltado para a cultura de cada etnia, e equipe multiprofissional capacitada para fazer com que o paciente se sinta confortável durante a sua internação.

“Fazer saúde não é tratar só a doença, mas também tratar o paciente como um todo. Trazer a cultura do paciente indígena para dentro do hospital é trazer vida, que ele vai melhorar e voltar para a sua família e comunidade”, salientou a diretora geral do HGR, Patrícia Renovato. 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Brenda Lima