Gestores da área de Assistência Especializada da Sesau (Secretaria de Saúde) de Roraima receberam na manhã desta segunda-feira, 17, os membros da Força-Tarefa da Saúde Bucal da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Por meio da pesquisa SB Brasil 2020, do Ministério da Saúde, a equipe estará visitando domicílios de moradores do Estado com propósito de levantar dados sobre a saúde bucal da população. O estudo é realizado no âmbito da PNSB (Política Nacional de Saúde Bucal), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde.

Visita_UFMG_na_sede_da_Sesau_Minervaldo_Lopes_Ascom_Sesau_4.jpeg

“Estamos felizes em receber essa força-tarefa, que é uma parceria da UFMG e Ministério da Saúde. A princípio vamos trabalhar essa pesquisa na capital, para depois iremos aos outros municípios do Estado”, afirmou a diretora da Gerência de Odontologia Especializada da Sesau, Hadassa Silva.

Ao todo, a equipe da pesquisa conta com quatro cirurgiãs-dentistas. Durante a visita realizada na sede da Sesau, localizada no bairro Aeroporto, em Boa Vista, elas puderam conhecer um pouco dos projetos desenvolvidos pela pasta para o setor de ortodontia e educação em higiene bucal.

Visita_UFMG_na_sede_da_Sesau_Minervaldo_Lopes_Ascom_Sesau_2.jpeg

O QUE É A SB BRASIL?

A SB Brasil é um projeto nacional epidemiológico que é realizado a cada 10 anos. A ideia da iniciativa é identificar as condições de saúde bucal da população e subsidiar a elaboração de políticas públicas para este setor.

Além das 26 capitais e o Distrito Federal, a pesquisa também vai levantar informações de 395 cidades do interior.

Visita_UFMG_na_sede_da_Sesau_Minervaldo_Lopes_Ascom_Sesau_3.jpeg

“Há partes desse trabalho em que realizamos visitas na casa dos participantes selecionados pelo método da pesquisa, colhe os dados, verifica se eles entram na faixa etária do levantamento, e encaminha essas informações para sortear aqueles que vão fazer parte do relatório final, que é o que aponta como o serviço está sendo realizado e o que precisa ser melhorado”, detalhou a representante do grupo, Rúbia Campos Dornas.

Visita_UFMG_na_sede_da_Sesau_Minervaldo_Lopes_Ascom_Sesau_1.jpeg

JORNALISTA: Minervaldo Lopes