I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

WhatsApp_Image_2023_04_14_at_11.42.25.jpeg

A Sesau (Secretaria da Saúde), em parceria com a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) e Centro Universitário Estácio da Amazônia, deu início nesta quinta-feira, dia 13, a uma série de atendimentos de saúde para reeducandos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).

Conforme o cronograma estabelecido pelas instituições participantes, a ação se estenderá por duas semanas, com os atendimentos sendo feitos no período das 7h às 18h.

Segundo a gerente de Saúde Prisional da PAMC, Ana Cláudia Araújo, as atividades vêm para complementar os serviços que já são oferecidos aos cerca de 1.800 reeducandos da unidade.

“É a oportunidade que estamos tendo de reunir todos [os reeducandos], para prestar assistência em saúde da melhor forma, conseguindo ver de maneira integral a demanda de todos eles”, disse.

Acao_de_Saude_para_Reeducandos_da_Pamc_Brenda_Lima_Ascom_Sesau__2___1__Médio.jpg

Durante este período, os profissionais de saúde vão ofertar aos internos os serviços de verificação de sinais vitais, consulta com enfermeiros e médicos, distribuição de medicamentos para verminoses, tratamento de pele e cadastro no e-SUS.

Acao_de_Saude_para_Reeducandos_da_Pamc_Brenda_Lima_Ascom_Sesau__1___1__Médio.png

“Diferente da outra triagem do atendimento de rotina, em que vamos nas portas das celas, essa ação nos possibilita ver a real situação desses reeducandos, aferir os sinais vitais deles, analisar as alterações de quadro clínico e encaminhar para o médico, caso necessário”, completou.

Para a diretora da PAMC, Fabiana Said, a importância da parceria entre Sesau, Sejuc e Estácio é garantir à população prisional o acesso à saúde, dando maior efetividade no atendimento de demandas de cada interno.

“A nossa expectativa é que se façam outros mutirões com especialidades médicas, odontológicas e exames, para que possamos dar uma melhor qualidade de vida aos internos da Penitenciária Agrícola”, pontuou.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Ascom/Sesau

FOTOGRAFIA: Brenda Lima