Inicio_das_Atividades_de_2023_do_Consultorio_Odontologico_Itinerante_Dennis_Martins_Ascom_Sesau__6_.jpeg

Gerenciado pela Sesau (Secretaria de Saúde), o Consultório Odontológico Itinerante deu início nesta segunda-feira, 27, às atividades de 2023. A iniciativa do Governo de Roraima garante acesso a serviços de saúde bucal para a população do Estado.

Os primeiros contemplados foram os moradores do bairro Equatorial e áreas adjacentes. A unidade móvel ficará por tempo indeterminado no Colégio Estadual Militarizado Luiz Ribeiro Lima, situado na rua Antônio Batista de Miranda.

Inicio_das_Atividades_de_2023_do_Consultorio_Odontologico_Itinerante_Dennis_Martins_Ascom_Sesau__4_.jpeg

“A nossa intenção é realizar 240 atendimentos diários, com a oferta das fichas de consultas nos dois horários. É um serviço de extrema necessidade, visto a carência de tempo e dinheiro da população do nosso Estado”, reforçou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Os dois ônibus do Consultório Odontológico Itinerante dispõem de oito gabinetes para atendimentos simultâneos, ambos com unidades equipadas com instrumentos de alto nível, isolamento térmico, estrutura elétrica moderna, sistema de nivelamento, estrutura hidráulica com acionamento semiautomático, climatização, rodoar, quatro cadeiras odontológicas, acessibilidade para cadeirantes e refletores.

A técnica de enfermagem Nadine Carvalho, de 23 anos, aproveitou a oportunidade para pôr a saúde bucal dos três filhos em dia. Ela parabenizou a iniciativa do Governo em oferecer o serviço de forma acessível aos moradores da região.

Inicio_das_Atividades_de_2023_do_Consultorio_Odontologico_Itinerante_Dennis_Martins_Ascom_Sesau__5_.jpeg

“Quanto a gente tem três crianças, as contas ficam apertadas e não é fácil, então essa é uma ajuda bem-vinda. Trouxe pra arrancar dentes, está pertinho de casa e já falei do serviço para toda a família. Agradeço ao Governo pela oportunidade”, disse.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Além da estrutura física, os consultórios contam ainda com uma equipe de cerca de 25 profissionais, entre dentistas e auxiliares de saúde bucal, que realizam serviços de limpeza, raspagem, extração, restauração, aplicação de flúor, entre outros.

“As pessoas precisam vir de seis em seis meses para restaurar, resolver os problemas que vem da falta de cuidados. Estamos mapeando as próximas agendas e comunidades como forma de atender o maior número de pessoas na capital”, informou a coordenadora da unidade, Adriana Alfaia.

Inicio_das_Atividades_de_2023_do_Consultorio_Odontologico_Itinerante_Dennis_Martins_Ascom_Sesau__1_.jpeg

A técnica em saúde bucal, Kerssiane Nascimento, 24 anos, também integra a equipe do projeto. Ela revelou que é o primeiro trabalho dela após finalizar a sua especialização na área. “Me sinto tão satisfeita em acolher e atender o público. Estou dando o melhor que posso um bom resultado”, relatou.

IMPORTÂNCIA DO CUIDADO

O Brasil é um dos poucos países a oferecer cuidados em saúde bucal como parte de um conjunto de ações universais e gratuitas, por meio da Atenção Básica integrada aos CEO (Centros de Especialidades Odontológicas) e aos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.

O SUS (Sistema Único de Saúde) cuida de 30,7% dos serviços odontológicos prestados à população e a iniciativa privada 69,3%. Embora o país tenha o maior número de dentistas no mundo (19% desses profissionais estão aqui), a busca por atendimento odontológico ainda é insuficiente para sanar os problemas de saúde bucal da população.

“Vamos atender também aos sábados no período da manhã. É necessário trazer os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência, carteira do Sus e os atendimentos serão por ondem de chegada”, completou a cirurgiã-dentista, Vanja Braga.

Laira Vital, 32 anos, trabalha na cantina do Colégio Militarizado Luiz Ribeiro Lima. Ela aproveitou a presença da equipe do consultório para realizar a extração de um dente e saiu satisfeita com a resolução do problema. “Aproveitei e vim logo. Dentro da Escola, melhor ainda”, ressaltou.

JORNALISTA: Dennis Martins

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau