I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Fachada_Hemoraima_Ascom_Sesau__2_.jpeg

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu nesta sexta-feira, dia 17, membros do Motoclube Insanos, em mais uma ação para reforçar a importância da doação de sangue entre a sociedade em geral.

“Essas parcerias são super fundamentais, porque o nosso objetivo principal é estar realmente sensibilizando a nossa sociedade civil, independente de grupos, de espaços e de instituições”, destacou a assistente social do Hemoraima, Hellen Bessa.

Única unidade captadora do Estado, o Hemoraima é responsável por atender as demandas por sangue da rede hospitalar pública e privada. Mensalmente, a equipe realiza a convocação de instituições parceiras, sempre no intuito de salvar vidas. 

Parceria_Hemoraima_e_Motoclube_Insanos_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau.jpeg

O diretor regional do Motoclube Insanos, Fabrício Barbosa, destacou a importância do engajamento do grupo em contribuir com as ações da unidade. “Um dos nossos pilares são causas sociais, tendo as campanhas de doação de sangue como uma delas. Nossa participação nelas ocorre religiosamente, a cada dois meses, com uma média regular de quatro doações ao ano”, relatou.

Além do grupo, a unidade também receberá ao longo do dia os colaboradores do Sesi-RR (Serviço Social da Indústria), em palestras que estão sendo realizadas no auditório da unidade.

QUEM PODE DOAR?

Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado dos pais e se for um tutor legal deve ter o consentimento formal dos pais ou do responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

Sábado tem ação de doação

No sábado, dia 18, o Hemoraima receberá estudantes da unidade local da UNIP (Universidade de São Paulo). A ação será realizada no período de 7h30 até às 11h.

A assistente social reforçou que qualquer pessoa interessada em doar sangue poderá participar da atividade. "Estaremos com as portas abertas aguardando a instituição UNIP, e também a sociedade civil em geral que não conseguir vir durante a semana podem contribuir para manter um estoque adequado pra continuar salvando as vidas de todas essas pessoas que estão dentro das unidades hospitalares”, completou Hellen.

O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau