I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Recepcao_da_Unacon_RR_Minervaldo_Lopes_Ascom_Sesau.jpg

A Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) promoverá na próxima segunda-feira, 20, uma roda de conversa em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia.

“O encontro será uma roda de conversa com os pacientes participantes dos Grupos de Apoio ao Paciente Laringectomizado, com câncer de cabeça e pescoço e também as mulheres do Grupo Girassol. O tema é uma questão de saúde, ser diagnosticada cedo, ser cuidada e realizar a correta reabilitação”, afirmou a fonoaudióloga da unidade, Fernanda Ross.

O evento será iniciado às 8h30, no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). A unidade fica localizada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1.364, bairro Aeroporto.

O Dia Nacional de Atenção à Disfagia é celebrado no dia 20 de março. A data foi criada com o intuito de alertar a população e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico clínico para se obter um tratamento correto contra a doença.

“A disfagia é um problema de saúde caracterizado pela dificuldade de deglutir, ou seja, de levar o alimento da boca até o estômago. Ela deve ser diagnosticada e cuidada, pois muitos pacientes precisam dessa reabilitação”, completou Fernanda.

Além da fonoaudióloga, a atividade contará com palestra da psicóloga do Grupo Girassol, Nara Lisiane.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau