I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Funcionamento_da_Central_de_Regulacao_de_Consultas_e_Exames_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau___1_.jpeg

 

O Governo de Roraima autorizou a realização de 61.953 exames em unidades de saúde do Estado e clínicas que possuem convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) nos dois primeiros meses do ano. Os dados são da Sesau (Secretaria de Saúde).

Conforme a gerente de Marcação de Consultas do SUS em Roraima, Edineide França, o número traduz um crescimento nas demandas em relação a 2022, que registrou uma média mensal de quase 13 mil autorizações.

“Somos responsáveis por marcar os procedimentos dos pacientes oriundos do Coronel Mota, do Cosme e Silva e dos prontos atendimentos da Rede SUS do Estado. Devido ao aumento da população, houve o crescimento das demandas, fazendo com que o número de autorizações também crescesse. Temos trabalhado na organização do nosso fluxo para conseguir atender a população da melhor forma possível”, afirmou.

A marcação dos procedimentos é feita por meio da Central de Regulação de Consultas e Exames, que atualmente funciona no Bairro dos Estados. As atividades da unidade são subordinadas à CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle) da pasta.

AUMENTO DA DEMANDA

Para entender o número crescente da busca pelos serviços da Central, o órgão contabilizou a realização de 4.851 atendimentos, entre janeiro e fevereiro.

Este ano, o número foi de 8.597 atendimentos no mesmo período.

Funcionamento_da_Central_de_Regulacao_de_Consultas_e_Exames_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau___3_.jpeg

Entre os pacientes que solicitaram agendamento de exames pelo Estado está o aposentado Silvio Alves Barros, que saiu do local satisfeito com o atendimento da unidade.

“Eu tive problemas de esquecimento, procurei o médico umas três vezes e ele passou o exame de tomografia. A atendente até mostrou uma pilha de exames que tem para agendar e está sendo rápido [o tempo de espera]. Espero que melhorem o serviço”, comentou o senhor.

COMO FUNCIONA?

Para solicitar a autorização, o interessado deve ir até a unidade, munido de original e cópias da carteira de identidade e CPF, comprovante de residência, além do Cartão do SUS e da requisição do exame.

Funcionamento_da_Central_de_Regulacao_de_Consultas_e_Exames_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau___4___1_.jpeg

“Há muitos exames que não são realizados na marcação de exames. E as pessoas vêm até nós querendo marcar, então pedimos que a população fique atenta, perguntem direitinho da unidade em que eles foram atendidos, onde realmente é marcado os exames”, pontuou Edineide.

O prédio da Central está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, no Bairro dos Estados, ao lado da sede do TFD (Tratamento Fora de Domicílio). O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h.

“O paciente é atendido das 7h às 8h da manhã com a entrega de senhas. Eles pegam a senha e aguardam serem chamados pela senha para marcar os exames”, concluiu.

PROCEDIMENTOS AUTORIZADOS PELA REGULAÇÃO DO SUS:

• EXAMES LABORATORIAIS

Oriundos das unidades de saúde: Clínica Médica Especializada Coronel Mota; Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues; Centro de Referência em Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin; Pronto atendimento Cosme e Silva; Hospital Maternidade Infantil Nossa Senhora de Nazareth; Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento; Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima).

• PROCEDIMENTOS E CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS

Oriundos das unidades de saúde: Clínica Médica Especializada Coronel Mota.

• MAPA

Em APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais), prescrito pelo cardiologista.

• TESTE ERGOMÉTRICO

Em APAC, prescrito pelo cardiologista.

• HOLTER 24HRS

Em APAC, prescrito pelo cardiologista.

• DENSITOMETRIA ÓSSEA

Em APAC.

• LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA

Em APAC, prescrito pelo urologista ou nefrologista.

• AUTORIZAÇÃO DE QUIMIOTERAPIA

Oriundos das unidades de saúde: Unacon-RR

•RESSONÂNCIA / ANGIORESSONÂNCIA

Em APAC, prescrito pelo especialista.

• TOMOGRAFIA / ANGIOTOMOGRAFIA

Em APAC, prescrito pelo especialista.

• DOSE DE IODO

Em APAC, prescrito pelo especialista.

• CINTILOGRAFIA

Em APAC, prescrito pelo especialista.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau