Reuniao_Sesau_e_Comissao_do_Movimento_Indigena_de_Roraima_Dennis_Martins_Ascom_Sesau__3___1_.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde) recebeu, nesta terça-feira, 28, membros da Comissão do Movimento Indígena de Roraima para discutir propostas de forma a melhorar o atendimento de saúde dos povos originários do Estado. A comitiva é composta por 12 membros representantes de diversas etnias como Macuxi, Patamona, Ingaricó, Sabará, Wapixana, Yanomami e Wai-Wai.

“Temos nos preocupado em atender as comunidades com rapidez, ainda que nossa missão seja no atendimento complementar. Os prefeitos de cada município, o Governo Federal e outras instituições precisam cumprir seus papéis para aumentar a abrangência e eficiência dos atendimentos”, afirmou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Reuniao_Sesau_e_Comissao_do_Movimento_Indigena_de_Roraima_Dennis_Martins_Ascom_Sesau__2___1_.jpeg

A secretaria esclareceu ainda que a pasta tem dado suporte às ações executadas pelas comunidades indígenas do Estado. Ela destacou, por exemplo, o envio de aparelhos de monografia para o atendimento de demandas do Dsei (Distrito Sanitário Indígena) Leste, ajudando a melhorar o atendimento das mulheres que necessitam usá-los.

O desafio agora, segundo ela, é oferecer a qualificação necessária para os servidores que vão operar os equipamentos, por meio da oferta de treinamentos pela ETSUS (Escola Técnica do SUS).

“Nossa gestão aguarda para retomar os projetos e oferecer o serviço de forma que melhor atenda a todos, inclusive nossos indígenas. Estamos com relatório robusto preparado por nossos técnicos da Sesau mostrando toda rede de atendimento que oferece acolhimento e tratamento imediato, mesmo que esses atendimentos algumas vezes não estejam relacionados à média e alta complexidades”, completou.

SOBRE O MOVIMENTO

A reunião faz parte das atividades do Movimento Indígena de Roraima que, entre os dias 13 a 17 de fevereiro, se reuniu para tratar de diversos temas das comunidades, dentre eles, a saúde, com enfoque nos serviços e atendimentos prestados aos povos indígenas nas unidades hospitalares, além da qualidade de ensino nas escolas do interior.

Para o presidente do Conselho Local de Saúde da Região Tabaio, no município de Alto Alegre, Ademar de Melo, o encontro fortalece ainda mais a parceria da entidade com a Sesau.

“Esperamos que a secretária possa receber e fazer as tratativas para melhorar o atendimento nas unidades hospitalares e principalmente nas comunidades indígenas onde cabe a responsabilidade do Estado”, reforçou o presidente.

A representante da etnia Macuxi na entidade, Ludernilda André, reforçou que o encontro beneficiará todos os povos indígenas da região.

“Hoje nós estamos passando por uma situação precária em todas as regiões e esperamos dentro do prazo de 15 dias o retorno sobre a nossa carta de propostas que entregamos”, disse.

Ao fim das discussões, a secretária da Sesau se comprometeu a ajudar as comunidades no que for possível. “Nos empenhamos para aumentar os dados positivos para atender as reivindicações e em um breve período vamos alcançar melhores números”, relatou.

JORNALISTA: Dennis Martins

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau