I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Fachada_Hemoraima_Ascom_Sesau__2___4___1_.jpeg

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) receberá neste sábado, 18, estudantes da Unicless Educacional. A ação encerra a programação especial sobre fluxo de sangue e importância da doação de sangue, iniciada pelas duas instituições no dia 25 de janeiro.

A programação será iniciada às 7h30, estendendo-se até às 12h. A intenção é realizar a coleta de sangue para ajudar a reforçar o estoque para as festas de carnaval.

Segundo a assistente social da unidade, Hellen Bessa, a comunidade em geral também poderá participar da atividade.

“Convocamos toda sociedade civil e alunos da instituição Unicless que puderem criar esse compromisso antes de cair na folia, que venha fazer sua doação para posteriormente aproveitar todo esse carnaval”, informou.

Atualmente, o estoque de sangue do Hemoraima está estabilizado graças às doações recentes de parceiros e voluntários. Entretanto, a unidade optou por manter as atividades de recepção de doadores para evitar qualquer tipo de elevação repentina de demanda dos hospitais do Estado.

“Estamos preocupados com as possibilidades de acidente que podem ocorrer, que é comum no período de festas, por isso, pensando em um carnaval que ninguém fique desassistido, pedimos que as pessoas venham doar”, ressaltou.

PARCERIAS IMPORTANTES

Nesta quarta-feira, 15, a unidade recebeu o reforço de doações voluntárias de militares do 10º GAC Sl (10° Grupo de Artilharia de Campanha de Selva) de Boa Vista. A 3º sargento de Material Bélico da corporação, Clívia de Souza, destacou a importância da ação.

Acao_de_parceria_Hemoraima_e_10__CAG_Sl_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__2___1_.jpeg

“Achei uma boa iniciativa essa ação, tanto que estou aqui doando pela primeira vez, e está sendo bastante gratificante poder ajudar outras pessoas dessa forma”, reforçou.

QUEM PODE DOAR?

Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade será necessário estar acompanhado de seu tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.

Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.

Doacao_de_Sangue_Arquivo_Ascom_Sesau__1___1_.jpeg

“É essencial ter um hábito alimentar controlado, uma boa hidratação, essas condições são fundamentais para que o fluido do sangue na hora da doação possa correr de forma correta e fazer com que o doador se sinta bem após a doação”, acrescentou Hellen.

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau