I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Tecnica_de_Enfermagem_do_HGR_Exames_de_rotina_para_servidores_Arquivo_Ascom_Sesau.jpeg

Cuidar daqueles que se dedicam diariamente na prestação de serviços de saúde é de extrema importância para dar continuidade à atenção especializada a pacientes que recorrem ao SUS (Serviço Único de Saúde) em Roraima.

É com essa premissa que o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) vem promovendo, há três anos, uma série de iniciativas em prol dos servidores da unidade. Entre as ações mais exitosas desenvolvidas na unidade está o encaminhamento periódico dos profissionais para exames.

Esse tipo de rotina é essencial para melhorar as condições de segurança e saúde do trabalhador, conforme ressalta a diretora administrativa do HGR, Mayara Bianca Pimentel. “Cuidamos tanto da saúde dos outros que às vezes não temos tempo de sair da unidade para cuidar da nossa própria saúde. Por isso, temos essa visão de sempre cuidar dos nossos servidores, fazendo exames de rotina e periódicos”, disse.

Em determinado período, é encaminhado um aviso para todos os setores sobre a necessidade de realizar os exames e do prazo para a entrega dos resultados.

Entre os exigidos estão o de sangue, o anti-HBs (para identificar anticorpos contra a hepatite B), e ainda o TGO e o TGP (que detecta e acompanha doenças presentes no fígado). Para homens é solicitado o PSA, a fim de rastrear o câncer de próstata, enquanto que para mulher é necessário realizar o preventivo e a mamografia.

Para a técnica de enfermagem do setor de Gerência de Resíduos de Serviços de Saúde, Maria Gorete do Nascimento, a bateria de exames é mais que necessária para os servidores da saúde. “Nós cuidamos de outras vidas aqui dentro e precisamos de cuidados também, isso é importante, estou muito feliz com essa desenvoltura aqui no HGR”, comentou.

CUIDANDO DO SERVIDOR

O cuidado com as condições de trabalho do servidor está previsto na Convenção Nº 155, da OIT (Organização Internacional do Trabalho), cujos parâmetros e acordos são seguidos pelo Brasil.

É nela que constam os termos que precisam ser aplicados para garantir a segurança e a saúde do trabalhador, tanto da esfera pública, quanto dos que atuam por meio de empresas terceirizadas.

Segundo a presidente do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho), Regina Rebouças, a promoção de exames periódicos dentro das unidades de saúde está sendo inserida de forma gradativa, através da implantação de programas como o PGR (Programa de Gerenciamento de Risco) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

“A partir deles é que vamos começar a realizar os exames periódicos, tendo em vista os riscos aos quais os servidores são expostos. Se ele é exposto a um risco, é preciso verificar quais são esses riscos e se o monitoramento está sendo realizado adequadamente”, pontuou.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Arquivo Ascom/Sesau