I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Girafolia_2023_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__4_.jpeg

Pacientes oncológicos assistidas pela Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) celebraram o carnaval em evento promovido na manhã desta segunda-feira, 13, pelo Grupo de Apoio Psicossocial Girassol.

Com dança, música e muitos sorrisos, o Girafolia retornou em grande estilo em 2023 após dois anos de restrições impostas pela pandemia de covid-19. A festa foi realizada no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

Girafolia_2023_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__8_.jpeg

“É um momento em que o grupo se reúne para celebrar a vida, como o carnaval, que é uma festa democrática, onde todos participam e se alegram. Hoje, teremos uma parte de atividade física e depois a dança, além de música e um coffee break”, destacou a psicóloga do Grupo Girassol, Nara Lisiane.

Girafolia_2023_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__7_.jpeg

Entre as foliãs do evento estava Marilene Fernandes, de 52 anos. Em 2020, ela descobriu ser portadora de câncer de mama, em um processo que envolveu sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgia de mastectomia radical. A professora continua participando dos encontros do grupo para dar apoio às outras mulheres.

“Aqui encontramos apoio psicológico, físico e assistencial. E a expectativa para esse dia de hoje é só alegria, porque quando recebemos o diagnóstico logo pensamos que a vida acabou, mas na verdade a gente se redescobre e percebemos que a vida é agora”, comentou.

SOBRE O GRUPO

O Girassol presta apoio incondicional para pacientes oncológicas em tratamento na unidade oncológica desde 2013. Além de rodas de conversas, o grupo desenvolve outros tipos de atividades com foco na orientação e melhora na qualidade de vida para as mulheres que enfrentam os mais diversos tipos de câncer.

Os encontros do grupo são semanais, fazendo com que as pacientes assistidas possam lidar com o tratamento de forma mais tranquila. O nome do grupo surgiu com a ideia de uma paciente, onde o girassol se move em função do sol e quando não tem sol ele se vira de frente para o outro.

“As pacientes se identificaram [com essa explicação], então a gente optou por dar sequência a essa vontade de apoiar umas as outras. Até as pacientes que terminaram o seu tratamento oncológico participam [das ações do Girassol] e ajudam a enriquecer o grupo de apoio”, ressaltou Nara.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau