I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Visita_da_deputada_Helena_da_Asatur_Neto_Figueiredo_Secom_RR___6_.jpeg

O HMI (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 10, a visita da deputada federal Helena da Asatur.

Conforme o secretário-adjunto de Saúde, Edson Castro, a visita teve como finalidade mostrar um pouco dos atendimentos que são realizados pelos profissionais de saúde na unidade, que é a principal referência do Estado no cuidado de mães e recém-nascidos.

“Todos os parlamentares [de Roraima] e as pessoas que puderem de alguma maneira ajudar [nos nossos trabalhos], são sempre bem vindos. O Governo não restringe a entrada de ninguém, desde que sejam respeitados todos os protocolos de segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde”, afirmou Castro.

Visita_da_deputada_Helena_da_Asatur_Neto_Figueiredo_Secom_RR___2_.jpeg

A visita durou cerca de três horas, e nesse período, a parlamentar pôde observar o empenho e dedicação que são dadas às pacientes da unidade.

“É muito importante a realização dessas visitas para conhecer a realidade [desses locais] e ver se estão prestando o serviço como deve ser feito, porque somos frequentemente surpreendidos com boatos espalhados na mídia. Pelo o que pude observar, o Materno-Infantil está cumprindo com essa função, a maioria das mães demonstrou satisfação e eu como parlamentar quero ajudar e muito no que for preciso”, frisou.

MELHORIAS

Ao longo dos últimos quatro anos, o Governo de Roraima reforçou os seus investimentos na saúde do Estado, tanto na reforma e ampliação de unidade, quanto na aquisição de insumos e medicamentos.

No caso do HMI, toda a estrutura de atendimento foi levada para uma sede provisória que conta com uma série de serviços para dar suporte aos profissionais, gestantes e bebês.

No ano passado, a unidade inaugurou a sua UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru), um espaço que presta assistência neonatal humanizada para bebês prematuros ou com baixo peso; e a UTI Neurológica Neonatal, a primeira implantada no Estado.

Houve ainda investimentos em capacitação e contratação de profissionais por meio de processo seletivo, ajudando a minimizar os efeitos do aumento de demanda de assistência em saúde a pacientes oriundos da Venezuela e áreas indígenas do Estado.

A diretora geral da Maternidade, Laís Branco, classificou a visita com proveitosa, uma vez que esse tipo de iniciativa faz com que os parlamentares possam buscar melhorias para as pessoas que recorrem aos serviços da saúde estadual.

Visita_da_deputada_Helena_da_Asatur_Neto_Figueiredo_Secom_RR___5_.jpeg

“Hoje tivemos a feliz visita da deputada Helena da Asatur, que demonstrou todo apoio ao nosso trabalho. Ela acabou conversando com alguns pacientes e verificou a possibilidade de ajudar os nossos profissionais. É uma visita que traz um pouco de tranquilidade, pois faz entender que estamos prestando o melhor atendimento possível”, pontuou.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Neto Figueredo