I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

WhatsApp_Image_2023_02_08_at_09.32.00__1_.jpeg

Para prevenir possíveis baixas no estoque de bolsas de sangue durante o período de carnaval, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) tem realizado uma série de campanhas para a captação de doadores.

Nesta semana, a unidade contará com o reforço mais que especial de carnavalescos do Bloco Canaimé e de voluntários do Instituto Pirilampos. A ação que celebra a parceria entre as instituições acontecerá nesta quarta-feira, 8, a partir das 8h no Hemoraima.

“Esta semana vamos estar em campanha visando o estoque para o período de carnaval. Estamos com dois parceiros em ação a partir de amanhã. Vamos receber aqui na unidade o pessoal do Instituto Pirilampos e também do Bloco Canaimé”, afirmou a enfermeira do setor de captação de doadores, Liliana Bezerra.

WhatsApp_Image_2023_02_08_at_09.32.00.jpeg

No caso do Bloco Canaimé, a parceria funcionará da seguinte forma: o doador interessado deve se dirigir ao Hemoraima para fazer a doação. Ao término do procedimento, ele receberá um comprovante que deverá ser apresentado na compra do abadá, tendo assim o direito ao desconto.

“As primeiras 100 pessoas que doarem sangue vão receber o comprovante de doação para obter um desconto especial na compra do abadá”, ressaltou.

SEJA DOADOR

Para ser um doador de sangue, é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, a pessoa é cadastrada e encaminhada para uma entrevista e em seguida por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é levado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Arquivo Ascom/Sesau