I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Dia_Mundial_de_Luta_contra_o_Cancer_Minervaldo_Lopes_Ascom_Sesau__3_.jpeg

Neste sábado, 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra o Câncer, uma iniciativa global que visa aumentar a educação e conscientização das pessoas sobre a doença.

Em Roraima, a Unacon-RR (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) é a principal referência para os pacientes oncológicos, oferecendo uma gama de serviços que possibilitem a cura de diversas neoplasias.

De acordo com dados da unidade, 740 pacientes deram entrada pela primeira vez para se submeterem a tratamento de câncer, resultando em na realização de 110 mil atendimentos no ano de 2022.

Dia_Mundial_de_Luta_contra_o_Cancer_Divulgacao.jpeg

“Esse quantitativo demonstra a grande importância da unidade na saúde pública do estado, uma vez que é a única unidade credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar o tratamento do câncer em Roraima”, destacou o diretor da Unacon-RR, Anderson Dalla Benetta.

Conforme ele, a doença não possui uma causa única, podendo ser relacionado tanto a fatores externos presentes no meio ambiente; quanto internos, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.

“É importante ter uma dieta saudável, reduzindo a ingestão de gorduras, se possível não fazer uso de carne vermelha, não fumar, não beber [bebidas alcoólicas], praticar atividade física e evitar o sobrepeso são os principais cuidados que estão relacionados com diversas neoplasias”, ressaltou.

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

Inaugurada no dia 8 de julho de 2006, a Unacon-RR oferece tratamento clínico, cirúrgico e quimioterápico para todos os tipos de neoplasia, em pessoas acima de 18 anos.

Toda a rotina de trabalho é composta por cerca de 80 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros.

“A unidade oferece mais 30 tipos de serviços exclusivos para pacientes com câncer, entre serviços médicos e não médicos, por toda a equipe multiprofissional”, completou Dalla Benetta.

O utônomo Zito Pimenta, de 28 anos, foi diagnosticado com linfoma de hodgkin clássico em 2021, tendo realizado boa parte de seu tratamento pela unidade.

“O tratamento [na unidade] foi tranquilo, e mesmo na pandemia, fui atendido muito bem. Depois fui mandado pra Manaus para fazer radioterapia, em um tempo super curto, que também deu tudo certo. Hoje, faço acompanhamento de tempos em tempos, para garantir que o câncer não volte”, relatou o paciente.

COMO SOLICITAR ASSISTÊNCIA DA UNIDADE?

Para solicitar a assistência da na unidade, é necessário apresentar a biópsia positiva juntamente com as documentações pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS).

Vale lembrar ainda que a duração do tratamento de um paciente oncológico pode variar de acordo com a neoplasia e objetivos do tipo de procedimento do qual ele será submetido. No geral, esse tempo pode ser de três a seis meses.

A Unacon-RR está situada dentro do HGR, que fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 1.364, bairro Aeroporto. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau