I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Comparecimento_de_doadores_de_sangue_em_janeiro_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

O baixo comparecimento de doadores de sangue no mês de janeiro tem preocupado a equipe que atua no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), unidade responsável por abastecer a rede pública e privada de hospitais com bolsas de sangue.

Esse fenômeno é ocasionado pelo período de férias do início de ano e pode impactar na realização de cirurgias eletivas. A assistente social do Hemoraima, Helen Bessa, ressalta a importância de manter os estoques em quantitativo satisfatório.

“Nós estamos recebendo uma média de 30 doações, isso é muito preocupante. Pela parte da manhã, que tem uma movimentação maior, recebemos 25 doações e, à tarde, só três. Isso nos preocupa demais por se tratar de um hemocentro que atende todo o Estado”, afirmou.

Para se ter uma noção da importância do comparecimento de doadores voluntários, em dias satisfatórios, a unidade costuma receber de 50 a 75 doações. Nas duas primeiras semanas do mês, esse número não chegou a 30 doações.

A unidade pede o comparecimento de doadores de todas as tipagens sanguíneas, principalmente o tipo O-.

O processo de doação é simples e rápido, ajudando a salvar até 4 vidas. Cerca de 450 ml são coletados, e a doação pode ser feita a cada três meses, podendo ajudar até 12 pessoas.

A servidora pública Clarisse Pereira, de 27 anos, está doando sangue pela segunda vez. Ela conta que sua principal motivação é ajudar o próximo.

Comparecimento_de_doadores_de_sangue_em_janeiro_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__3_.jpeg

“A minha motivação é que, através desse ato, podemos salvar outras vidas, sem saber quem é, sem conhecer [o receptor], mas o importante é que sabemos que vai salvar a vida de alguém”, comentou.

PARCERIA

A partir desta segunda-feira, 16, até sexta-feira, 20, o Hemoraima estará realizando uma campanha em conjunto com a BABV (Base Aérea de Boa Vista). A expectativa é que a unidade receba 40 doadores por dia.

“Do dia 16 ao dia 20, estaremos fazendo uma campanha em parceria com a Base Aérea. Isso significa que nesse período receberemos esse parceiro, mas com o final da campanha volta essa baixa de doadores”, ressaltou Helen.

COMO SER UM DOADOR?

Para ser um doador de sangue, é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, a pessoa é cadastrada e encaminhada para uma entrevista e em seguida passa por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, é levada para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98414-0726.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom Sesau