I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Fachada_HGR_Secom_Roraima__1_.jpeg

Entre os dias 7 a 10 de fevereiro, a Sesau (Secretaria de Saúde) vai realizar uma série de atividades que serão executadas no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) sobre a importância do descarte correto dos resíduos hospitalares. As ações são destinadas para servidores, pacientes e visitantes.

“Serão três dias de palestras e uma exposição na unidade. Nosso intuito é orientar os profissionais de saúde sobre como descartar os resíduos do hospital. Quando esse descarte é feito de forma inadequada, os riscos de surgimento de algumas doenças são altos”, explicou o gerente de Resíduos de Serviços de Saúde do HGR, Paulo Marcos Ferreira.

Ele ressaltou que a implantação da Gerência de Resíduos de Saúde é de muita importância, sendo responsável por desenvolver ações de verificação, vigilância e controle dos resíduos produzidos na unidade hospitalar.

Programacao_do_HGR_sobre_descarte_correto_de_residuos_de_saude_Arquivo_Ascom_Sesau__1___1_.jpeg

“A Gerência sempre mantém a vigilância sobre as ações que são desempenhadas pelos profissionais e também pelas pessoas que entram no hospital e podem estar fazendo o descarte incorreto desse resíduo de saúde. São ações baseadas em uma resolução do colegiado da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e no nosso Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde e Regimento Interno”, completou.

Ainda segundo o gerente, os resíduos de saúde que são produzidos no HGR são descartados separadamente, para que possam receber o tratamento e a sua destinação correta, sem comprometer o meio ambiente e oferecer riscos sanitários às pessoas.

“Nossas lixeiras estão em padrão preconizado pela legislação e os resíduos são incinerados. Temos também um fluxograma para amputação de membros que antes não tínhamos coleta de resíduos químicos, e hoje nós fazemos a segregação [desse material] da forma correta”, concluiu.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

07/02 – Palestra sobre Gerenciamento de Resíduos

Local: Auditório do HGR

Horário: 9h

08/02 - Palestra sobre Gerenciamento de Resíduos

Local: Auditório do HGR

Horário: 9h

09/02 - Palestra sobre Gerenciamento de Resíduos

Local: Auditório do HGR

Horário: 9h

10/02 – Ação Educativa junto a Pacientes e Visitantes

Local: Corredor principal do HGR

Horário: A partir das 9h

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau