I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Investimentos_em_aquisicao_de_medicamentos_no_ano_de_2022_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__3_.jpeg

O ano de 2022 ficou marcado como um dos mais produtivos para a saúde em Roraima, graças aos investimentos em aquisição de medicamentos e insumos realizados pelo Governo de Roraima.

A Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica é o órgão da Sesau (Secretaria de Saúde) responsável por repassar medicamentos para pacientes cadastrados e abastecer as unidades hospitalares do estado com materiais médicos. 

De acordo com balanço da Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica da Sesau, foram investidos R$ 67.080.850,00 na aquisição de medicamentos dos componentes básico e hospitalar, especializado, controlado, oncológico, de nutrição e dietas enterais.

Investimentos_em_aquisicao_de_medicamentos_no_ano_de_2022_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__5_.jpeg

“Esse resultado foi conquistado graças a preocupação que o Governo tem com o funcionamento dos nossos hospitais, visto que as gestões passadas não conseguiram dar o suporte que essas unidades necessitavam”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

OUTROS INSUMOS

Além de medicamentos, houve também investimentos na compra de materiais médico hospitalares, que vão desde EPI’s. (Equipamento de Proteção Individual) a itens de curativos e também manutenção de serviços e logística de materiais e medicamentos. O montante total foi de R$ 42.028.419.

“Tudo que está na Central de Abastecimento Farmacêutico é armazenado da forma correta e dentro do padrão sanitário. Isso é o zelo e cuidado que nós temos com os pacientes”, destacou o coordenador da CGAF, Charles Gonçalves.

Nova sede representa comodidade aos usuários

Em setembro do ano passado, o Governo de Roraima inaugurou a nova sede da Central de Abastecimento Farmacêutico, que funciona no bairro Santa Tereza. A mudança de local permitiu melhorar a logística de distribuição dos itens para as unidades de saúde.

“Nós saímos de um espaço de logística, um centro de distribuição, que tinha 1.200m², para outro que tem 5 mil m². Então, quadruplicamos a capacidade de armazenamento dos medicamentos e materiais [médicos]”, completou.

Além do novo espaço, a central também conta com suporte de dois veículos climatizados, rastreados e seguros, que estão auxiliando nas entregas de medicamentos para a capital e interior.

HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO

A Sesau realizou ainda implementações no atendimento aos pacientes que procuram o serviço da Assistência Farmacêutica para obter os medicamentos de componentes especializados. A palavra de ordem nesse sentido foi humanização.

“Eles são atendidos pela farmacêutica, que passa toda a orientação do medicamento de forma privativa, dentro do seu consultório. Então, o paciente se sente mais seguro, no ato de tirar dúvidas quanto ao uso correto do medicamento, do armazenamento e da interação medicamentosa com outros remédios”, salientou Gonçalves.

A cabeleireira Ana Flávia Carvalho, de 28 anos, precisa ir periodicamente à Central de Assistência Farmacêutica para pegar a toxina botulínica. O medicamento é usado no tratamento de pessoas com doenças neurológicas, como é o caso de sua filha, a pequena Sofia.

“Para nós é muito importante [o serviço da CGAF], porque é um medicamento muito caro e acaba sendo de grande ajuda receber o insumo pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, complementou Ana Flávia.

Para a gerente do Núcleo de Medicamento Especializado e Controlado da CGAF, Sara Souza, a satisfação dos usuários é motivo de orgulho para toda a equipe que atua na Central.

“Para mim é gratificante ser farmacêutica. Eu aprendo muito a como ser e agir, e aqui [na CGAF] nós trabalhamos diretamente com o paciente. Então, eu vejo a importância de ter um profissional farmacêutico no atendimento”, pontuou.

A Central de Assistência Farmacêutica fica localizada na avenida São Sebastião, nº 1485, no bairro Santa Tereza. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h (para a retirada de medicamentos) e das 14h às 18h (para medicamentos e material médico hospitalar).

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom Sesau