I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Encerramento_do_Janeiro_Branco_no_CAPS_III_Ascom_Sesau__3_.jpeg

Para debater sobre a importância da saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial Edna Marcellaro Marques de Souza promoveu durante todo o mês de janeiro uma série de atividades alusivas ao tema.

A programação foi encerrada na tarde desta terça-feira, 31, com a realização de dinâmicas que envolveram pacientes, familiares e servidores, reforçando a relevância do acolhimento feito pela unidade.

A atividade foi dividida em duas etapas, sendo a primeira delas chamada “Jogo das Emoções”, onde o participante falou sobre seus sentimentos e como aprende a lidar com eles no dia a dia. Já a segunda, “Conhecendo Você”, teve o objetivo analisar o autoconhecimento, argumentação e criatividade dos envolvidos.

“Os jogos não têm vencedor ou perdedor, pois o objetivo é compartilhar sobre a vida e conhecer um ao outro, de forma mais dinâmica. Fizemos um café para recarregar as energias, socializar e trocar experiências entre pacientes, familiares e a equipe”, explicou o assistente social do CAPS III, Fernando Macêdo.

A paciente Maria Silva, 30, explicou que sempre acompanhou todas as programações propostas pela equipe durante o mês de janeiro, e gostou da participação das famílias nas atividades.

“Nossa família precisa entender que não é só os pacientes do CAPS que precisam de cuidados, todos nós necessitamos de lazer, passear e fazer atividades que nos tragam alegria”, disse.

COMO FUNCIONA A REDE?

A porta de acesso ao atendimento psiquiátrico em Roraima se dá de duas formas, sendo a primeira delas por meio das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Dependendo da situação, o paciente pode ser encaminhado para os demais pontos da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

Fazem parte da rede a Clínica Médica Especializada Coronel Mota, que é a referência de ambulatório de psiquiatria no estado; os CAPS que atuam em cada município; o CAPS II, unidade voltado para o atendimento infantil em Boa Vista; e o CAPS III.

Além desses, temos o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas) que é destinado para o tratamento de álcool e drogas.

Em casos de surtos psicóticos, tentativas de suicídio, crise por abstinência, é recomendado que o paciente seja encaminhado para o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, que é a única no estado que possui escala de 24h, com atendimento psiquiátrico.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O CAPS III oferece aos usuários o SUS (Sistema Único de Saúde) tratamento para pessoas que possuem transtornos mentais graves, possibilitando a reintegração das mesmas na sociedade.

O Centro de Atenção Psicossocial fica localizado na avenida Capitão Ene Garcês, 497, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau