I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Treinamento_para_operacionalizacao_de_arcos_cirurgicos_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__3_.jpeg

Dando sequência às ações de modernização dos serviços do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), a Sesau (Secretaria de Saúde) realizou nesta quarta-feira, 11, um treinamento para as equipes que ficam responsáveis pela operacionalização dos dois novos arcos cirúrgicos da unidade.

Os aparelhos serão utilizados durante os procedimentos de ortopedia e cardiologia. Trata-se de equipamentos da marca VMI Tecnologias, que foram adquiridos por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 925.000,00.

De acordo com a diretora técnica do HGR, Juliana Gomes, os equipamentos já passaram por processo de tombamento e montagem. A unidade realiza, em média, 15 cirurgias diárias, um número que deve dobrar com o uso dos aparelhos.

“A importância deles é que vamos conseguir fazer mais cirurgias, otimizar mais salas, e com isso quem ganha é a população”, completou.

EFICIÊNCIA

Os novos aparelhos são do modelo Fênix AG, uma novidade no Estado. Eles são dotados de detectores digitais dinâmicos, que permitem um melhor gerenciamento de doses de radiação ionizante, auxiliando principalmente em cirurgias vasculares.

O engenheiro e consultor técnico da empresa, Fabio Souza Felix, foi o responsável por fazer a instalação e treinamento com as equipes técnicas do centro cirúrgico. Ele revelou que os novos equipamentos deverão agregar maior dinamismo às atividades realizadas na unidade.

Treinamento_para_operacionalizacao_de_arcos_cirurgicos_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

“O grande diferencial desses equipamentos é que eles são totalmente digitais, trabalham com um detector de altíssima resolução e isso vai melhorar significativamente na qualidade da imagem, com uma ampla área de atuação que cobre toda a tela do monitor”, ressaltou.

O técnico em radiologia do HGR, Leidson Braga, trabalha há sete anos no setor. Ele afirmou estar empolgado em aprender a utilizar os novos aparelhos, que são o que há de mais moderno atualmente.

“Hoje recebemos esses arcos cirúrgicos bem modernos, que facilitarão o nosso trabalho nas cirurgias cardíacas e ortopédicas. É um aprendizado que vai somar com as cirurgias e facilitar o trabalho dos técnicos em radiologia”, comentou.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau