I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

          Com a intenção de ampliar a rede de diagnóstico e qualificar as ações de atenção ao paciente, a Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), adquiriu um novo aparelho de TRM (Teste Rápido Molecular) para diagnóstico da Tuberculose.

Novo equipamente de diagnostico rapido da tuberculose Suyanne Sa Ascom Sesau 2

         O aparelho será instalado no laboratório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), a fim de detectar com mais rapidez os casos da doença na unidade e também demandas vindas da capital e interior.  De acordo com a enfermeira do Núcleo de Controle da Tuberculose da CGVS, Elba Urzedo Lamounier, o aparelho tem capacidade de realizar até 24 diagnósticos por dia. “Este equipamento de TRM da [marca] GeneXpert é extremamente importante para o diagnóstico da tuberculose. Nós tínhamos um equipamento há vários anos aqui no HGR, que no início representava mais de 50% dos diagnósticos dos casos do estado, mas agora estamos substituindo esse aparelho por um mais moderno”, informou.

Novo equipamente de diagnostico rapido da tuberculose Suyanne Sa Ascom Sesau 1

          Segundo informações do Núcleo, o Estado contabilizou 407 casos da doença durante todo o ano de 2022.

SOBRE O TESTE

          O Teste Rápido Molecular é um exame automatizado, simples e de fácil execução nos laboratórios. Ele detecta o Mycobacterium tuberculosis e indica se há resistência de algumas drogas, como o antibiótico rifampicina, em aproximadamente duas horas. “[O aparelho] é de grande importância, pois vamos conseguir dar um diagnóstico de tuberculose muito mais rápido, seja ela pulmonar ou extrapulmonar. É um equipamento moderno que consegue ver a resistência de drogas”, explicou o médico infectologista do HGR, Domingos Dantas. Até então, a unidade conseguia identificar a resistência do paciente apenas nas drogas usadas no início do tratamento, tendo um resultado em no mínimo três horas. “A demanda dos pedidos desses exames é muito alta, pedimos [o exame de tuberculose] para vários pacientes de diversas patologias, porque é uma doença presente e precisamos fazer um diagnóstico precoce. O tratamento existe e a possibilidade de cura também”, ressaltou o médico.

 

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau