I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Fachada_Hemoraima_Ascom_Sesau__2___5_.jpeg

 

Ao longo deste ano, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) realizou diversas campanhas para manter o estoque bem abastecido, atendendo as demandas de sangue das unidades hospitalares de todo o Estado.

Nesse período, a unidade contabilizou 4.570 doações de reposição, que são destinadas para o atendimento das cirurgias de emergência.  Esses doadores geralmente são amigos ou familiares vinculados a um paciente internado que necessitará de transfusão imediata.

“O paciente que vai necessitar dessa reposição é alguém que se enquadra nas cirurgias eletivas, que são as cirurgias não emergenciais. E para isso é indicado pelo menos dois doadores para fazer essa reposição de sangue, então sempre sensibilizamos a família ou amigos próximos para que eles nos procurem e façam essa doação”, explica a Assistente Social, Hellen Bessa.

Doadores_de_Reposicao_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

De acordo com ela, a presença desse tipo de doador é importante, uma vez que evita a queda brusca do estoque de sangue, ajudando a manter a realização de cirurgias nos hospitais de referência do Estado, como o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

Caso o voluntário se interesse em doar sangue para alguém que fará uma cirurgia eletiva, é preciso direcionar a solicitação para a recepção. Após a doação, é necessário solicitar um atestado que deve ser entregue ao paciente internado na unidade hospitalar.

“No final da coleta, ele precisa sair com um atestado que fez a doação e depois deverá ser entregue para o paciente que irá ser internado ou familiar dele, onde essa pessoa vai sinalizar no hospital que já foram realizadas as reposições solicitadas pela unidade hospitalar”, explicou a assistente social.

O agente de trânsito Ednaldo Faustino de Lima, 47 anos, é doador há mais de 25 anos. Ele foi até o Hemoraima para fazer uma doação de reposição em prol de um amigo que estava internado no HGR.

Doadores_de_Reposicao_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__2_.jpeg

“Doar sangue é necessário para salvar a vida de quem está precisando, e naquele momento [da doação] é o que você pode dar o melhor. Hoje, eu estou podendo fazer por ele, mas amanhã pode ser ao contrário”, complementou o funcionário público.

 

COMO DOAR?

Para ser doador de sangue é necessário pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Caso o doador seja menor de 18 anos, é necessário que o mesmo tenha o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

É preciso apresentar a identificação oficial física (Identidade, habilitação ou carteira de trabalho).

O Hemoraima fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17 horas.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom Sesau