I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

12

Única unidade de captação de sangue do Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) receberá o apoio de peso de corredores e maratonistas que vão promover nesta sexta-feira, 23, a campanha de natal “Atletas de Noel: Juntos Somos Mais”.

Conforme a enfermeira do setor de captação de doadores da unidade, Liliana Bezerra, a ação visa não apenas engajar os atletas, mas também despertar na população a importância da doação de sangue.

“É um evento específico dos atletas de Roraima, com um delicioso café da manhã. No entanto, o Hemoraima estará aberto para todas as pessoas, até porque estamos com baixa nos nossos estoques, principalmente os dos tipos O- e O+”, afirmou.

Quem tiver interesse em contribuir com a ação pode comparecer até o Hemoraima no horário das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. É preciso apresentar a identificação oficial física (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação).

11

Caso o doador seja menor de 18 anos, é necessário que o mesmo tenha o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Para ser doador de sangue é necessário pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

A agente de saúde Amanda Pimenta, 24, é doadora de sangue desde os 16 anos. Ela explicou que se sente orgulhosa por ajudar a salvar a vida de várias pessoas. “Eu sempre tive a clareza de que esse simples ato de doar sangue pode salvar uma vida, mas foi depois que uma amiga próxima precisou [da doação] e isso salvou a vida dela”, afirmou.

10

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau