4

Os investimentos do Governo de Roraima para melhorar a saúde seguem a todo vapor. Neste sábado, 17, o HRS (Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto), unidade da Sesau (Secretaria de Saúde) em Rorainópolis, recebeu o primeiro tomógrafo para reforçar a realização dos procedimentos cirúrgicos e exames de imagem da unidade.

O equipamento irá atender os pacientes internados no hospital. A ideia é começar a utilizá-los já nos próximos dias.

“Esse investimento do Governo do Estado também é uma grande conquista para a população da região Sul de Roraima. Agora não vai ser mais necessário ir a Boa Vista para fazer tomografia, porque as pessoas vão ter essa opção em Rorainónopolis”, declarou o governador Antonio Denarium sobre a aquisição.

A secretária e Saúde, Cecília Lorenzon, explicou que o tomógrafo vai fazer toda uma diferença no atendimento à população. “Neste ano o Governo adquiriu vários equipamentos para o Hospital Ottomar de Sousa Pinto. Além da tomografia computadorizada, temos o raio-X portátil para atender os pacientes, dois ultrassons completos e o esterilizador. São investimentos que fazem a diferença para o atendimento e só quem ganha é a população roraimense”, frisou.

De acordo com a Diretora da Unidade, Juliene Monauer, conta que o novo equipamento deve ajudar na diminuição no tempo de espera de pacientes que aguardam por procedimentos na unidade.

6

“Esse é o primeiro equipamento de alta complexidade instalado em Roraima fora da capital. É muito importante o diagnóstico por imagem por meio do tomógrafo na nossa região, porque os pacientes não precisam se deslocar para fazer exames de imagens tão complexas como é a tomografia. Com isso a gente diminui as remoções e tratamos os pacientes na própria unidade”, disse.

O cirurgião geral, Kleber Reial, comemorou a chegada do novo item, e ressaltou a importância de ter um equipamento moderno e eficiente para dar mais celeridade aos exames dentro do hospital.

5

“Tomógrafo novo e o primeiro do interior do estado. Tem cidades do interior do Amazonas que não tem um equipamento desse. Isso é uma vitória grande para Roraima e um avanço para região Sul, e cada vez mais dar uma assistência melhor”, complementou.

Para o prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, parabenizou o Governo do Estado e a Sesau, pelo empenho em melhorar a qualidade de atendimento na área de saúde no município. “Quando é feito um bom trabalho técnico, os resultados são rápidos e mais precisos. E quem ganha com isso, é a população”, disse.

NOVOS EQUIPAMENTOS

O Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto já recebeu neste ano a tomografia computadorizada, equipamento que realiza exame de imagem de alta qualidade, aparelho de raio-X portátil, que é direcionado para atender os pacientes nas salas de emergências, salas cirúrgicas, ortopédicas, clínicas e outras especialidades.

Foi feita ainda a aquisição de dois aparelhos de ultrassom completos com Doppler, que atende todos os exames de imagens ultrassom, além de duas novas autoclaves para as demandas de esterilização de diversos materiais.

JORNALISTA: Joselinda Lotas
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau