I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Doacao_de_Fraldas_para_a_Maternidade_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__3_.jpeg

O HMI (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazereth) foi contemplado com a doação de fraldas descartáveis oriundas do projeto Pequenas Fraldas, Grandes Amores, da Escola Estadual Oswaldo Cruz. A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14.

Ao todo, 9.642 fraldas serão direcionadas para atender às necessidades da UTI Neonatal da unidade. A arrecadação foi fruto de uma gincana alusiva ao Novembro Roxo, campanha criada com foco na conscientização sobre os riscos da prematuridade.

“Esse projeto de arrecadação de itens de higiene para os bebês é de grande valia para a nossa UTI, visto que a maioria vem de famílias carentes que não têm condições financeiras de suprir esses itens”, destacou a coordenadora da UTI Neonatal, Marjorie Mota.

Doacao_de_Fraldas_para_a_Maternidade_Suyanne_Sa_Ascom_Sesau__1_.jpeg

O Pequenas Fraldas, Grandes Amores surgiu em 2018, após a professora da Escola Oswaldo Cruz e mãe de prematuro, Gisele de Oliveira, vivenciar a realidade das mães dentro da UTI Neonatal.

O filho de Gisele, Benjamin, nasceu com 34 semanas e ficou cerca de um mês internado na unidade.

“Meu filho foi bem cuidado aqui dentro, com muito carinho e atenção, então eu disse para mim mesma que iria voltar com um projeto para ajudar, só não sabia de que modo. Então essa ideia foi surgindo naturalmente nas aulas com meus alunos”, explicou.

Em novembro, a escola realizou palestras voltadas para o mês da prematuridade, sensibilização da gravidez na adolescência e prevenção do parto prematuro. Além disso, é realizada uma gincana de doação de fraldas.

O projeto teve ainda o apoio da Justiça Comunitária, do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) para ampliar as divulgações da arrecadação.

A estudante Suzane Nascimento, de 11 anos, foi uma das alunas que visitou o HMI. A turma dela foi uma das que mais doou fraldas durante a gincana.

“Eu mobilizei toda a minha família, a nossa turma se juntou muito para poder fazer acontecer. Isso é por elas [as mães de prematuros], que ficam preocupadas ao passar necessidades, mas tentamos ajudar ao máximo”, declarou a aluna.

O pequeno Jordan Emmanuel nasceu no sexto mês de gestação da mãe, Yuleidy Mella, de 24 anos. Ela explicou que está muito grata por todo apoio que tem recebido dentro da maternidade.

“Agradeço a oportunidade de todos terem nos apoiado com fraldas, cremes para o bebê e remédios, porque muitas mães às vezes não têm condições de comprar. É uma atitude muito bonita”, disse.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

14 de dezembro de 2022