Banner_Campanha_de_Combate_a_Dengue_Governo_RR_e_Prefeitura_de_Rorainopolis.jpeg

Diante dos riscos do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), deu início nesta semana a uma campanha educativa que visa reforçar a importância da eliminação dos vetores do mosquito em Rorainópolis.

A ação está sendo executada por meio de parceria entre a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância Sanitária) do Estado e a prefeitura de Rorainópolis. Dentre as atividades, serão realizadas passagem de carro fumacê, limpezas urbanas e orientações à população.

Alerta_para_infestacao_de_Aedes_Ascom_Sesau__2___1.jpg

“Durante a semana, a equipe municipal de endemias irá intensificar as atividades de visita em toda a sede do município, como limpeza urbana, com retirada de lixo doméstico que possa acumular água e orientação à população realizada pelas equipes de agentes comunitários de saúde e de endemias”, afirmou a Gerente do NCFAD (Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue), Rosângela Santos.

Conforme dados do 4º LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti), Rorainópolis apresentou um risco médio de transmissão da dengue (3,7%). O levantamento é considerado alto risco quando o município obtém índice igual ou superior a 4,0% de infestação do Aedes aegypti.

Combate_ao_Aedes_Aegypti.jpeg

Em 2022, houveram 48 casos de dengue, 12 de chikungunya e dez de zika em no município.

“A atividade será finalizada no sábado [17], com uma grande blitz de coleta de lixo na cidade, principalmente naqueles bairros que apresentaram um índice de infestação alta do Aedes”, pontuou a gerente.

Vale lembrar que a campanha segue até o próximo sábado, 17, e todas as ações são alusivas ao Dia Nacional de Combate e Controle da Dengue, que foi celebrado em todo o País no último dia 21 de novembro.

PROGRAMAÇÃO

• 12 a 17 de dezembro – Limpeza urbana in loco nos bairros Campolândia, Andaraí e Centro;
  • 15 a 17 de dezembro – Nebulização (carro fumacê) em todo município;
  • 17 de dezembro – Coleta de lixo no bairro Campolândia.

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau