I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Cirurgias__BUCOMAXILO.jpeg

Referência no atendimento aos moradores que residem na região sul do Estado, o Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, localizado no município de Rorainópolis, tem reforçado a assistência em saúde para pacientes com necessidades especiais.

Dentre as especialidades mais acessadas está a bucomaxilo. O serviço foi implantado na unidade em dezembro de 2020, mas precisou ser suspenso por conta da covid-19. Agora, de março deste ano até o fim do mês de novembro, a unidade tem realizado mais de 20 atendimentos mensais para esse público.

“É uma especialidade com muita demanda na região. O Governo de Roraima atendeu às demandas da população e fez um planejamento minucioso para que a prioridade fosse para esse público, que agora não precisa mais se deslocar para a capital”, destacou a titular da Sesau (Secretária de Saúde), Cecília Lorenzon.

De acordo com a diretora do hospital, Juliene Monauer, Rorainópolis possui uma média de 268 pacientes PCD (pessoas com deficiência).

Ela explica ainda que os procedimentos da bucomaxilo incluem extração de sisos, lesões em boca e face, frenectomia (remoção de um frênulo, pequena dobra de tecido que impede que um órgão do corpo se mova), trauma de face, DTM (Disfunção Temporomandibular), drenagem de abscesso e biópsias.

“Iniciamos esse trabalho de atendimento odontológico para pacientes portadores de necessidade especiais, uma grande vantagem para as famílias que agora não precisam mais se deslocar até a capital para procurar atendimento odontológico para receber atendimento especializado”, completou.

Outros procedimentos bucomaxilofaciais incluem extrações dentárias, cirurgia de dentes supranumerários (dentes a mais), adequação do meio bucal e remoção de lesões na boca.

Especialista em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da unidade, Silvana Ruiz, ressalta a importância da realização do atendimento no centro cirúrgico.

“Os atendimentos são realizados no centro cirúrgico, dessa maneira fica mais fácil realizar os atendimentos, visto que não é possível realizar os tratamentos em um consultório odontológico, devido a não colaboração dos pacientes e também por apresentarem doenças sistêmicas que requerem maiores cuidados”, pontuou a médica.

A auxiliar de serviços gerais Jossania Domingos, 31, é mãe de criação do pequeno Joandson Herllan, de sete anos. Por ser PCD, ele precisava passar por um procedimento que necessitava de sedação total

“Tenho muito a agradecer a dra. Silvana e a sua equipe. [Esse serviço] é muito importante, porque tem pessoas que não tem condições de ir para Boa Vista, e ter esse atendimento especializado aqui no Hospital é ótimo para toda a população de Rorainópolis”, comentou.

O paciente que necessitar de atendimento basta procurar a unidade e agendar uma consulta. Em menos de uma semana é realizado os exames pré-operatório e toda a avaliação para que o procedimento seja feito.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

07 de dezembro de 2022