I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Sesau_3.jpeg

Visando oferecer melhor atendimento à população indígena, o Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), assinou, nessa semana, a PMA (Pactuação dos Planos de Metas e Ações) para atenção especializada à saúde dos povos indígenas, com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e os DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) Yanomami e Leste de Roraima.

De acordo com a Secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, o objetivo da pactuação é disponibilizar recursos financeiros para atenção especializada aos povos indígenas.

Sesau_4.jpeg

“A Secretaria de Saúde irá fortalecer ainda mais a equipe de apoio e logística para o atendimento aos povos indígenas, para que assim possamos cuidar dessa população que tanto necessita do atendimento médico especializado”, afirmou a secretária.

O Secretário Especial de Saúde Indígena, Reginaldo Ramos Machado, destacou que o objetivo é disponibilizar recursos financeiros de incentivo para as unidades de saúde do Estado de Roraima.

“Essa aproximação da alta e média complexidade é muito importante para a Sesai. É o SUS trabalhando para dar uma melhor atenção aos povos indígenas, com esses incentivos que nós acabamos de estabelecer. Parabéns a Sesau, pelo excelente trabalho”, ressaltou.

Para o coordenador Distrital do Dsei Yanomami, Ernani Sousa Gomes, é muito importante essa aproximação da Sesau e das unidades hospitalares.

Sesau_2.jpeg

“É de suma importância essa parceria entre o DSEI, o Governo do Estado e a Sesau, para que possamos, dentro das unidades que estão sendo habilitadas, ter um atendimento diferenciado para a população indígena aqui da região de Roraima”, destacou.

O coordenador Distrital do DSEI Leste de Roraima, Marcio Cavalcante, salientou a junção de forças do Governo Federal e o Estado para ajudar a população indígena.

“Estamos vendo aqui o que é o sistema SUS, o Governo Federal e o Governo do Estado focados e de mãos dadas para solucionar as dificuldades que o povo indígena enfrenta”, enfatizou.

Unidades contempladas

As unidades hospitalares contempladas com a pactuação foram o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN), Hospital Geral de Roraima (HGR), Clínica Médica Especializada Coronel Mota (CMECM), Hospital das Clínicas (HC), Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto (HRSOSP) e a Policlínica Cosme e Silva (PCS).

O diretor do Hospital das Clínicas, Rafael Azevedo, afirmou que o hospital já vinha realizando um trabalho voltado para a população indígena.

“Estamos muito felizes com esse ganho. Nós já temos um trabalho focado na atenção aos povos indígenas, tanto que já implantamos a nossa coordenação e já disparamos na frente. Montamos uma equipe no Cosme e Silva, para receber esse público desde a porta de entrada e essa equipe está em contato direto com o HC. E com esse ganho, vamos focar ainda mais na melhoria das enfermarias, na alimentação e tudo que possa proporcionar um conforto maior aos indígenas”, disse.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Joselinda Lotas

FOTOGRAFIA: Ascom Sesau

10 de dezembro de 2022