I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Consulta_com_Urologistas_no_Cel_Mota_Ascom_Sesau__2_.jpeg

De terça, 29, a quarta-feira, 30, a Clínica Médica Especializada Coronel Mota deu início a um mutirão de consultas médicas com profissionais da área de urologia em alusão ao Novembro Azul, mês de sensibilização sobre os riscos do Câncer de Próstata.

Nos dias 19 e 21, a unidade distribuiu 200 senhas para os interessados em fazer avaliações médicas e exames de PSA (antígeno prostático específico). A medida tinha como objetivo acelerar o processo junto aos especialistas.

Consulta_com_Urologistas_no_Cel_Mota_Ascom_Sesau__1_.jpeg

Segundo a diretora-geral da unidade, Rayane Santos, o PSA é feito através de uma amostra de sangue venoso do paciente, que quantifica a proteína produzida pela próstata. O exame auxilia na identificação do câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna e a prostatite, que é a inflamação da próstata.

“O PSA é um exame importantíssimo que vai nortear a consulta e o paciente já vai vir com o resultado, então conseguimos otimizar essa consulta. Muitas pessoas ainda tem uma resistência, mas tem a consciência de que é muito importante prevenir o problema”, afirmou.

De acordo com o médico urologista Raul Villasana, além do exame de PSA, é necessário que o paciente também faça o exame de rastreamento para a confirmação dos resultados. Por isso a importância da consulta com o especialista.

“Um exame, positivo ou negativo, sempre deve ir acompanhado do toque retal, pois o toque vai dizer se realmente tem um caroço, nódulo ou algo suspeito de câncer”, salientou.

O motorista Marcos Antônio Barros, 46, revelou que sempre deixou a saúde em segundo plano e adiou por seis anos a visita ao urologista. “Nós homens não temos o costume de cuidar da saúde, essa é minha primeira consulta depois dos 40 anos”, disse.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

30 de novembro de 2022