I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Acao_de_Saude_para_Reeducandos_do_Sistema_Prisional_Ascom_Sesau.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), realizou no último sábado, 26, uma ação de saúde da Clínica Médica Especializada Coronel Mota voltada a reeducandos da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista e da PAMC (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).

De acordo com a coordenadora geral de Atenção Básica da Sesau, Helena Castelo Branco, foram atendidos cerca de 40 reeducandos. A especialidade mais procurada foi a da ortopedia.

“Essa ação específica foi realizada para reduzir a demanda reprimida do sistema prisional para essa especialidade. Mas é um trabalho de rotina com ações recorrentes para atender a toda a população e muitas vezes de maneira preventiva”, afirmou Helena.

ATENÇÃO PERMANENTE

A atenção em saúde para a população privada de liberdade é uma ação rotineira, sempre realizada por meio da parceria entre Sesau e Sejuc. Em junho deste ano, por exemplo, foi realizada a imunização de 1.642  reeducandos contra os vírus da influenza e da covid-19.

Além disso, as equipes de saúde que atuam dentro do sistema prisional mantêm o monitoramento frequente para o rastreamento das doenças infectocontagiosas que tendem a acometer essa população.

AGENDA

Para quarta-feira, 30, está prevista a realização de um mutirão de atendimento especializado de oftalmologia para os reeducandos na PAMC. A ação está prevista para acontecer a partir das 8h30.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

29 de novembro de 2022