I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

WhatsApp_Image_2022_11_30_at_09.36.16.jpeg

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Clínica Médica Especializada Coronel Mota promoverá nesta quinta-feira, 1º, a partir das 14h, uma palestra sobre a importância do tratamento contínuo contra a doença.

Voltada para mães e crianças que convivem com o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a ação ocorrerá na recepção do Bloco D do Coronel Mota. Além da palestra, haverá ainda um coffee break e distribuição de brindes para os pacientes.

“No dia primeiro de dezembro é comemorado o dia mundial do combate a AIDS, e estamos realizando uma palestra para as mães sobre a importância do tratamento da criança para a garantia de uma infância livre da AIDS”, afirmou a gerente do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Carina Timbó.

Além de ressaltar as formas de prevenção, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS visa reforçar a assistência e a proteção dos direitos das pessoas que convivem com a doença. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial de Saúde) no ano de 1988.

REFERÊNCIA NO ESTADO

Dentre as referências no tratamento de pessoas com o HIV/Aids está o SAE, que funciona junto à estrutura do Coronel Mota. A unidade é a única no Estado que oferece atendimento integral aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

O SAE oferece acolhimento com profissionais de enfermagem, psicologia, serviço social e fisioterapia. O paciente também conta com os serviços de pediatra, clínico geral e infectologia.

Segundo Carina, mais de 4 mil pacientes com o vírus HIV foram atendidos na unidade em 2022.

“Buscamos sempre atender o paciente da melhor forma possível, acolhendo, explicando e garantindo o sigilo para que ele se sinta abraçado pela equipe e não acredite que esse é o fim”, ressaltou.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

ILUSTRAÇÃO: Divulgação

29 de novembro de 2022