Testagem e vacinacao Covid Secom RR

Diante do cenário atual da covid-19 no país, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem reforçado junto aos municípios a necessidade de intensificar ações de proteção, controle e diagnóstico da doença.

Uma das medidas que podem ajudar a frear a curva de crescimento do vírus é a realização de testagem. O exame pode ser feito em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) e as amostras são encaminhadas para análise no Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima).

“É preciso identificar oportunamente, para poder isolar as pessoas positivas, e assim evitar o maior número de pessoas contaminadas”, destacou a coordenadora Geral de Vigilância em Saúde da Sesau, Valdirene Oliveira.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico dessa segunda-feira, 22, o Estado soma atualmente 462.217 notificações de casos, com 177.522 confirmações e 2.175 óbitos. O tratamento dos casos mais graves é feito na rede hospitalar, tendo o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) como a principal referência do Estado.

Testagem e vacinacao Covid Ascom Sesau 2

“O teste de covid pode ser feito que qualquer Unidades Básicas de Saúde, em todos os municípios do Estado, e é importante reforçar que a rede hospitalar não é destinada para realização diagnóstico, mas sim para o atendimento de pessoas com sintomas mais exacerbados ou graves da covid-19 e que necessitam de cuidados maiores”, completou Valdirene.

Na última sexta-feira, 18, a CGVS emitiu uma nova nota informativa com o propósito de enfatizar a importância do uso de máscaras de proteção facial para o público mais vulnerável, como idosos, gestantes e pessoas com imunossupressão.

“Em estabelecimentos de saúde, como hospitais, farmácias e clínicas, o uso da máscara continua obrigatório, assim como em caso de pessoas com algum tipo de sintoma respiratório”, lembrou a coordenadora.

Testagem e vacinacao Covid Ascom Sesau 1

Outro ponto destacado por Valdirene é a importância da vacinação. Atualmente, apenas 53,3% da população está com o seu esquema vacinal completo, com 1ª e 2ª dose, mais duas doses de reforço.

“A vacinação é o meio de prevenção mais eficaz que nós temos para vencer a covid-19. Então, aqueles que não estão com sua caderneta de vacinação contra a covid atualizada, procure uma unidade de saúde, um posto de vacinação no seu município e atualize o seu cartão de vacina. Juntos com todos esses cuidados, podemos diminuir ou eliminar a covid de circulação no nosso estado”, declarou.

JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau