I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

           Nesta quinta-feira, 17, o HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) promoveu mais uma ação em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade. Desta vez, voltada para as mães de recém-nascidos prematuros da UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) e da Casa da Gestante.

18.11.2022 Evento sobre a Importancia do Contato Pele a Pele entre Mae e Filho Suyanne Sa Ascom Sesau 1

           O Novembro Roxo é o mês alusivo à prematuridade, e o tema deste ano é “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. Diversos estudos demonstram que o contato direto do bebê recém-nascido com a pele da mãe promove uma série de benefícios para a mãe e a criança, principalmente as que nasceram prematuras ou com muito baixo peso. Ao estimular o vínculo entre mãe e filho, a técnica garante um desenvolvimento saudável dessas crianças.

18.11.2022 Evento sobre a Importancia do Contato Pele a Pele entre Mae e Filho Suyanne Sa Ascom Sesau 6

           O HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) é o único do Estado a possuir uma UTI Neonatal, o que o torna a principal referência no atendimento de mães e recém-nascidos. A unidade tem ainda o selo IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), pelos ótimos serviços prestados para esse público.

18.11.2022 Evento sobre a Importancia do Contato Pele a Pele entre Mae e Filho Suyanne Sa Ascom Sesau 5

           As atividades que estão sendo realizadas este mês têm o objetivo de fortalecer a relação das mães com os bebês e da família com a equipe da unidade.

           Pela manhã, profissionais se reuniram com as mães que estão internadas no Cuidado Intermediário Canguru da UTI Neonatal, onde foi oferecido um chá para as mulheres. “O mesmo foi feito à tarde com as mães da Casa da Gestante, que também são mães de bebês prematuros, mas que ainda não estão naquele momento de vínculo pele a pele”, ressaltou a coordenadora da UTI Neonatal, Débora Maia.

18.11.2022 Evento sobre a Importancia do Contato Pele a Pele entre Mae e Filho Suyanne Sa Ascom Sesau 3

           A atividade foi acompanhada de perto pela primeira-dama do Estado, Simone Denarium, que ressaltou a importância dos cuidados com as pacientes da unidade. “Esse é o primeiro passo de uma gestão que tem esse olhar acolhedor, sensível, onde todas essas crianças poderão ter essa oportunidade. Realizando um bom pré-natal, as mães reduzem os riscos de terem um filho prematuro. É todo um trabalho que a Sesau e os profissionais do Materno-Infantil fazem com excelência”, afirmou.            Além de café da manhã, a programação contou ainda com oficina de maquiagem e roda de conversa com profissionais da unidade. “Essa é mais uma ação humanizada dentre várias que estamos fazendo de modo a promover uma melhor qualidade de vida e uma humanização para a população, nesse caso específico para as mães”, declarou a secretária da Sesau, Cecília Lorenzon.

18.11.2022 Evento sobre a Importancia do Contato Pele a Pele entre Mae e Filho Suyanne Sa Ascom Sesau 4

REFERÊNCIA EM TODO O ESTADO

  

           A servidora pública Cristiane da Conceição, 35, teve gêmeas prematuras de 25 semanas em um parto de emergência em decorrência da síndrome do colo curto. Porém, por ter nascido com pouco peso, a Jasmim, de 520 gramas, resistiu apenas alguns dias.

           Já a outra filha, Ana Rosa, depois de quatro meses internada, está prestes a receber alta e finalmente ir para casa. Tudo graças ao apoio da equipe multiprofissional da UTIN, UCINCa e também do método canguru, que é bastante usado no setor. “Não foram dias fáceis, primeiro porque a minha menorzinha não resistiu, já foi um sofrimento muito grande, mas conforme a Ana Rosa ia se desenvolvendo e ganhando peso e vencendo as intercorrências isso me deu força. Nós fomos muito bem  acolhidos aqui, desde a técnica até os médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Eu só tenho a agradecer mesmo, tudo que vem sendo feito até agora”, comentou Cristiane.

PROGRAMAÇÃO

           As programações alusivas ao Novembro Roxo seguem até o fim deste mês em Roraima. As atividades propostas incluem palestras, confraternizações e capacitações para os agentes que atuam nas unidades de saúde do Estado.

           22/11 – Treinamento sobre infecção primária da corrente sanguínea, 9h e 15h.

           23/11 – Blitz Educativa na Ala das Rosas, às 15h.

           24 e 25/11 – Curso de Sensibilização do Método Canguru, de 8h às 18h.

           28/11 – Curso de admissão do recém-nascido em unidade Neonatal, às 9h e 15h.

           29 e 30/11 – Curso de manejo clínico em aleitamento materno, de 8h às 18h.

 

 

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau