I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

SAMU e CBMRR 15.11.22 secom rr

Promovido pelo Governo de Roraima, a Expoferr 2022, o maior evento da agroindústria do Estado, agitou por cinco dias o Parque de Exposições Dandãezinho, no Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, ajudando a fomentar a economia local e oferecendo entretenimento para os visitantes, que curtiram shows nacionais, leilões, rodeios, vaquejadas e gastronomia, além de muitas opções de cultura e lazer.

Durante toda a realização da Expoferr 2022, equipes dos SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estiveram de prontidão no Dandãezinho para atender aos casos de urgência e emergência médica, fazendo a diferença na segurança da população.

Ao todo, foram contabilizados 56 atendimentos, com quatro encaminhamentos para a rede hospitalar do Estado. Além das unidades móveis do próprio SAMU e CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), as ações contaram ainda com mais três ambulâncias terceirizadas.

De acordo com a coordenadora de urgências médicas do SAMU, Leidiana Nobles, o evento no geral foi considerado tranquilo e não foram registradas ocorrências graves. Parte das atuações foram realizadas em parceria com o Corpo de Bombeiros.

“Lembrando que, quando se trata de eventos de grande porte, o SAMU conta com uma equipe extra no local, da mesma forma que o Corpo de Bombeiros. Durante toda a Expoferr, essas equipes de suporte básico e avançado realizaram a cobertura de todas as ocorrências relacionadas a ação”, completou.

vacinas e testes expoferr 2022 15.11.22 secom rr

VACINAÇÃO

Outro ponto importante da Expoferr 2022 foi a oferta de vacinas que estão inseridas no Calendário Nacional de Vacinação Brasileira para todos os públicos. A intenção da Sesau é reforçar a imunização da população, visto a possibilidade de reintrodução de doenças consideradas erradicadas no país, como é o caso da poliomielite, ou súbito aumento de casos de influenza e covid-19.

O diretor do DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica), José Vieira Filho, avaliou como positiva o interesse dos visitantes na busca por vacinas e orientações de saúde.

“Tivemos uma procura satisfatória da população, tanto pela vacina, quanto pelas orientações sobre o autoteste de HIV e uso do hipoclorito, que são serviços que costumamos oferecer rotineiramente. Para nós é bastante positivo e deixamos o nosso pedido para que as pessoas continuem buscando pela vacina e que estaremos sempre próximo da população”, explicou.

O funcionário público Lucinaldo Vieira, de 51 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão de vacinação. Ele aprovou a iniciativa do Governo em trazer a imunização para perto das pessoas.

“A vacinação é importante justamente para evitar a situação grave da doença, e como nós estamos voltando de uma pandemia, é muito bom estarmos imunizados, para poder curtir as coisas boas da vinda”, salientou.

aerea parque exposicoes dandaezinho expoferr 2022 15.11.22 secom rr 1

A FEIRA

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima.

A organização da feira envolve diretamente a Seadi, que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

A Expoferr 2022 ocupou uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Secom-RR