vigilancia em saude boas praticas alimentacao sesau 13.11.22 expoferr 2022 secom rr 4

Realizada pelo Governo de Roraima, a Expoferr 2022, que segue até terça-feira, 15, é um evento que movimenta toda a economia do Estado, sendo a oportunidade ideal para quem deseja empreender. Dentre os vários produtos oferecidos no Parque de Exposições Dandãezinho, no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, estão os do trade gastronômico, setor de bens comestíveis que exigem muitos cuidados na prestação de serviço ao público.

Por isso, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), da Sesau (Secretaria de Saúde), está realizando ações de orientação e fiscalização junto a comerciantes e ambulantes que estão vendendo alimentos, tudo para garantir a segurança sanitária alimentar dos visitantes.

“Um dia antes do evento, o Governo de Roraima promoveu uma palestra com foco em boas práticas de manipulação de alimentos. Estamos no terceiro dia de feira, e os fiscais sanitários têm analisado o comportamento dos comerciantes como positivo. Todos estão fazendo o uso de touca e os EPIs [equipamentos de proteção individual] necessários para manipular os alimentos”, destacou o diretor do DVS (Departamento de Vigilância Sanitária) da CGVS, Rafael Chrusciak.

O agente de operações de estágio Anderson Araújo vê como positiva a intenção do Governo de Roraima em promover a segurança alimentar dos visitantes do evento.

“Nós que estamos trabalhando aqui na Expoferr observamos que tem muitas praças de alimentação e outros locais que vendem comidas e bebidas, e às vezes nossas famílias também acabam vindo curtir o evento. Por isso o trabalho da Vigilância Sanitária prestando essas orientações para os comerciantes é muito importante”, salientou.

Além dos frequentadores do parque, os comerciantes também ganham com a presença da Vigilância Sanitária, conforme avalia o ambulante José Benício. “Há quatro anos que minha mãe e eu trabalhamos com venda de churros e bebidas e prezamos sempre pela qualidade do alimento e higiene do local. Tanto o vendedor quanto o consumidor ganham com isso”, declarou.

vigilancia em saude vacinacao sesau 13.11.22 expoferr 2022 secom rr

VACINAÇÃO

Outro ponto importante da Expoferr 2022 é a oferta de vacinas que estão inseridas no Calendário Nacional de Vacinação Brasileira, para todos os públicos. A intenção da Sesau é reforçar a imunização da população, vista a possibilidade de reintrodução de doenças consideradas erradicadas no país, como é o caso da Poliomielite.

A gerente do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Simirames Lopes, ressalta a importância da ação junto ao público da feira.

“Por conta do contexto da pandemia [da covid-19] e das fake news, muitas pessoas estão deixando de se vacinar e nós, enquanto PNI, queremos resgatar essa preocupação, ofertando as vacinas no lugar onde as pessoas estão, porque também entendemos que a rotina do dia a dia contribui para esses índices”, salientou a coordenadora.

vigilancia em saude boas praticas alimentacao sesau 13.11.22 expoferr 2022 secom rr 2

A FEIRA

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022 é o maior evento da agroindústria de Roraima.

A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta, as demais instituições do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

vigilancia em saude boas praticas alimentacao sesau 13.11.22 expoferr 2022 secom rr 5

A Expoferr 2022 ocupa uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. um evento que mistura tradição e inovação.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Secom-RR