I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Acoes de Vacinacao da Sesau SECOM RR

Maior evento da agroindústria do Estado, a Expoferr 2022 terá início nesta sexta-feira, 11, e segue até a próxima terça-feira, 15. Diante da grande presença de público, o Governo de Roraima, que promove e organiza a exposição-feira, estará oferecendo diversos serviços de saúde para os visitantes.

Para aqueles que estiverem com atrasos no cartão de vacinação, a Sesau (Secretaria de Saúde) vai disponibilizar imunizantes contra febre amarela, hepatite B, influenza, poliomielite, covid-19, varicela, rotavírus, pentavalente e tríplice viral, entre outras.

“Estaremos levando para o evento os imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, tanto os das crianças quanto a dos adultos”, afirmou o diretor de Vigilância Epidemiológica da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), José Vieira Filho.

As equipes da CGVS farão ainda a distribuição de preservativos e autoteste para HIV/Aids e orientação sobre DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), além de oferta de Hipoclorito de Sódio.

“Ao todo, teremos 35 servidores dos departamentos de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, cada um com sua atribuição, e nós temos o apoio de alguns parceiros importantes, como a UNICEF [Fundo de Emergência das Nações Unidas para a Infância], o que acaba fortalecendo todo o nosso processo de trabalho”, destacou.

COMÉRCIO ADEQUADO

Além da parte de orientação, a Sesau também atuará na parte de fiscalização. A Vigilância Sanitária Estadual estará verificando se cada comerciante estará realizando a manipulação de alimentos da forma mais adequada.

“Estaremos atuando na orientação e fiscalização das barracas de alimentos, ajudando assim na segurança alimentar de toda a população presente no evento”, pontuou o diretor do DVS (Departamento de Vigilância Sanitária) da CGVS, Rafael Chrusciak.

Atendimento SAMU SECOM RR

PRESENÇA DO SAMU

O suporte avançado do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também estará presente na Expoferr 2022. O serviço ficará disponível a partir das 16h, seguindo até 22h.

O gerente da Regulação Médica de Urgência e Emergência do órgão, Raimundo Sóter, explica como irá funcionar o atendimento para a população.

“As equipes estarão atuando dentro do Parque [de Exposições] Dadãezinho, através da unidade de suporte avançado. Nós estaremos removendo esses pacientes para as unidades hospitalares, uma vez que a equipe é composta por médicos, enfermeiros e condutores socorristas”, informou.

Acoes de Vacinacao da Sesau Arquivo SESAU

A FEIRA

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima.

A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr, SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

A Expoferr 2022 ocupará uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. um evento que mistura tradição e inovação.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes e Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau