I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Visitantes da feira tem acesso a vacinas autotestes e orientacoes sobre DSTs 2

A Expoferr 2022, organizada e promovida pelo Governo de Roraima, teve início nesta sexta-feira, 11, e segue até terça-feira, 15. Além de abrigar uma grande estrutura com shows nacionais, rodeios, leilões e vaquejadas, o Parque de Exposições Dandãezinho, onde ocorre o evento, também se tornou um ponto de acesso dos visitantes a serviços de saúde básica, graças à presença da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) da Sesau (Secretaria de Saúde).

O Parque de Exposições está localizado na BR-174, no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista.

Durante os cinco dias de realização da Expoferr, os visitantes têm acesso a serviços da saúde, como as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação Brasileira, além de orientações sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

“O governador Antonio Denarium faz essa mobilização para trazer esses serviços para a população. Onde houver qualquer iniciativa do Estado, nós vamos levar esse trabalho para as pessoas”, destacou o diretor da Vigilância Epidemiológica da CGVS, José Vieira Filho.

Visitantes da feira tem acesso a vacinas autotestes e orientacoes sobre DSTs 1

AUTOTESTES

Além de distribuir preservativos masculinos e femininos, o órgão também está disponibilizando o acesso ao autoteste para HIV. Segundo a gerente do Núcleo de Controle da DST/Aids, Sumaia Dias, o item é mais um facilitador no rastreio da doença. 

“A pessoa faz o teste no local onde se sentir mais à vontade. Lembrando que é um teste de triagem, e caso dê reagente, o usuário fica orientado a buscar uma unidade de saúde para fazer a confirmação”, ressaltou Sumaia.

O autônomo Edivan Silveira, de 37 anos, aproveitou a oportunidade para buscar orientações sobre o uso do autoteste. Para ele, a iniciativa de trazer profissionais para tirar dúvidas mostra a preocupação do Estado com o bem-estar da população roraimense.

“Eu considero esse tipo de iniciativa importante, e como estudante de curso técnico de enfermagem, estou tirando as minhas dúvidas sobre o assunto”, disse.

Visitantes da feira tem acesso a vacinas autotestes e orientacoes sobre DSTs 3

A FEIRA

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022 é o maior evento da agroindústria de Roraima.

A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

A Expoferr 2022 ocupará uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. um evento que mistura tradição e inovação.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Willian Roth