I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Entrega_o_novo_Pronto_Socorro_Dr._Airton_Rocha__1_.jpeg

Investindo na qualidade na saúde do Estado e no atendimento ao público, o Governo de Roraima inaugurou nesta terça-feira, 4, o Pronto Socorro Dr. Airton Rocha, que funciona no complexo hospitalar do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

O novo espaço foi ampliado e totalmente revitalizado pela Sesau (Secretaria de Saúde) para atender ao público do SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado. O investimento é de R$ 3.460.557,36 oriundos de recursos próprios do Executivo.

A entrega faz parte de uma série de ações do Governo para celebrar o aniversário de 34 anos do Estado de Roraima.

“Essa é mais uma obra que entregamos para a população, de uma série de melhorias que estamos realizando na saúde do nosso Estado. A principal delas foi entregue em março, que foi o novo HGR, com uma estrutura com 140 leitos, 40 leitos de UTI, 10 novos centros cirúrgicos e agora com um pronto socorro de urgência e outro de emergência. Antigamente [esse complexo] era o Grande Trauma e o pronto atendimento, e agora com essa estrutura moderna, nós vamos levar saúde de qualidade e zerar as filas de cirurgias”, destacou o governador Antonio Denarium durante o evento de inauguração.

Entrega_o_novo_Pronto_Socorro_Dr._Airton_Rocha__11_.jpeg

A unidade terá ambientes que incluem novas salas de recepção, triagem, oito consultórios médicos, sala de observação com 11 leitos, conforto para os técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, além de sala de sutura e curativo, de higienização, de reanimação, leitos de observação, salas de aplicação de medicação e coleta.

“Cumprindo mais um compromisso firmado pelo governador, essa é a sétima inauguração que realizamos ao longo de 2022, contando a partir de março deste ano. É mais uma conquista que vai ser revertida em benefícios para a população roraimense”, frisou a secretária da Sesau, Cecília Lorenzon.

Segundo a diretora Geral do HGR, Patrícia Renovato, todas as melhorias foram pensadas para que a população possa ter um atendimento adequado.

“O Pronto Socorro está todo ambientado, com boa estrutura física, todo equipado, os melhores equipamentos que foram fornecidos para nós. Então, aqui ele vai ter a melhor assistência possível”, pontuou.

ESTRUTURA

O espaço do Pronto Socorro possui uma área totalmente acessível que possibilitará o atendimento rápido e seguro aos pacientes com necessidades especiais.

Entrega_o_novo_Pronto_Socorro_Dr._Airton_Rocha__5_.jpeg

No Pronto Socorro Dr. Airton Rocha, foram realizadas troca da parte de gases, readequação dos ambientes de consultas, implantação de novos espaços que atendem o fluxo sanitário, uma concepção moderna da arquitetura hospitalar na parte da acessibilidade e do atendimento mais humanizado.

Nos 1.025 m² que a unidade possui, foi implantada mais uma sala para um segundo tomógrafo, além da revitalização da imagem do prédio com a implantação de novos equipamentos de raio-X, local para realização de colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia, fortalecimento dos atendimentos da triagem dos atendimentos de urgência e correção de toda a parte de elétrica e climatização do prédio.

PROTOCOLO DE MANCHESTER

O Pronto Socorro Dr. Airton Rocha utiliza o Protocolo de Manchester, método utilizado pelos principais hospitais do mundo que garante a prioridade de pacientes mais graves em relação a casos menos urgentes.

Entrega_o_novo_Pronto_Socorro_Dr._Airton_Rocha__8_.jpeg

A triagem propõe a avaliação do quadro clínico logo na chegada do paciente na unidade e, a partir da identificação das reais necessidades da pessoa atendida, realiza a classificação de gravidade de cada caso a partir do sistema de cores.

"Como a secretária de saúde enfatizou, nós vamos seguir o protocolo de Manchester para estar dando atendimento para os pacientes que tem prioridade na urgência e emergência da unidade", reforçou Patrícia.

COMO FUNCIONA?

O método propõe uma avaliação do quadro clínico do paciente logo na chegada e, a partir da identificação das suas reais necessidades, realiza a classificação de gravidade de cada caso a partir sistema de cores:

Vermelho – Emergência: casos gravíssimos, com necessidade de atendimento imediato.

Laranja – Muito Urgente: Caso grave, com necessidade de atendimento o mais prontamente possível. Tempo máximo de espera: 10 minutos.

Amarelo – Urgente: O paciente precisa de avaliação. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas de aguardar. Tempo máximo de espera: 60 minutos.

Verde – Pouco urgente: Caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode ser assistido ambulatorialmente no consultório médico. Tempo máximo de espera: 120 minutos.

Azul – Não urgente: Caso de menor complexidade, sem problemas recentes. Este paciente deve ser acompanhado no consultório médico ambulatorialmente. Tempo máximo de espera: 240 minutos.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Joselinda Lotas e Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Secom-RRSecom-RR

04 de outubro de 2022