WhatsApp Image 2022 04 11 at 14.16

A ação Governo Sem Parar deste sábado, dia 9, ocorreu na Escola Estadual 13 de Setembro, no bairro de mesmo nome, e atendeu mais de 2 mil pessoas de vários bairros com consultas médicas, informações sobre programas do Governo, apresentações culturais e de lazer, entre outros serviços.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, falou dos vários serviços que são ofertados à população durante a ação que, a cada sábado, está em um bairro da capital Boa Vista.

“Hoje, além dos serviços médicos de oftalmologia, cardiologia, dermatologia e  clínico geral,  temos também  a emissão de Carteira de Identidade, atendimento da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), da Sefaz (Secretaria da Fazenda), da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), com o programa Morar Melhor, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), com os programas  Colo de Mãe e informações sobre o Cesta da Família,  Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), entregando mudas. A previsão de atendimentos médicos é de 600 pessoas. Contemplando todos os serviços, mais de duas mil pessoas serão atendidas”, explicou.

WhatsApp Image 2022 04 11 at 14.21

Além das consultas médicas, na ação deste sábado, a população contou com a oferta de vacinas e de testes para detecção de doenças.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, falou dos vários serviços que foram oferecidos ao público. “Temos vacina contra hepatite, tríplice viral, dupla viral, testagem rápida para detecção de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de entrega de preservativo”, explicou.

Moradora do Distrito de Santa Cecília, no município de Cantá, localizado a 7 quilômetros de Boa Vista, Sandra Pereira fez consulta com o oftalmologista e falou sobre a oferta do serviço.

“Como eu estava precisando de consulta com o oftalmologista, aproveitei e vim. É uma ótima oportunidade para quem necessita e, além da consulta grátis, teremos também os óculos. Achei ótima a ação e desejo que chegue a todo o Estado”, disse.

WhatsApp Image 2022 04 11 at 14.16.01

Dalvani Melo acompanhou o irmão, Ranildo Melo, que é cadeirante, e falou da alegria em receber duas cadeiras de rodas, sendo uma para banho.

“Agradeço, em nome da minha família e do meu irmão Ronildo, ao Governo por proporcionar mais qualidade de vida pra ele, que foi vítima de AVC [Acidente Vascular Cerebral] e ficou com sequelas. Esse Governo tem feito muito para proporcionar uma qualidade de vida melhor para as pessoas que precisam”, afirmou.

Entrega de mudas é um dos destaques da ação

Mais de 300 mudas de açaí e maracujá foram distribuídas.  O diretor de Monitoramento e Controle Ambiental da Femarh, Wilson Jordão, falou da importância da ação educativa durante o Governo Sem Parar.

“O Governo do Estado, por meio da Femarh, tem o programa de educação ambiental e, dentro desse programa, temos uma ação que é a distribuição de mudas de frutíferas e madeiráveis com o objetivo de fazer o reflorestamento nos sítios para os pequenos produtores. Estamos com essa ação buscando fazer a parte do meio ambiente que é importante para todo mundo”, ressaltou o diretor.

Ele disse ainda que a Femarh distribui outros tipos de mudas, dentre os quais, de manga, ipê rosa, ipê amarelo, estévia, que é uma planta medicinal, oiti e imbaúba. Informou que qualquer pessoa pode procurar a Fundação para receber as plantas.

“Quem quiser pode procurar a Femarh e para receber menos de 100 mudas não precisa fazer projeto, basta levar o documento da propriedade que a gente faz um cadastramento e disponibiliza as mudas tanto para plantar em propriedade rural como em área urbana”, afirmou.

WhatsApp Image 2022 04 11 at 14

A moradora do bairro 13 de Setembro, Francisca Oliveira, recebeu mudas de açaí e maracujá para plantar em seu sítio nas proximidades de Boa Vista.

“Achei ótima a distribuição de plantas para a gente continuar cultivando. Vou plantar no meu sítio e daqui uns tempos a gente já pode se beneficiar com os frutos. É um belo trabalho do Governo”, frisou.

JORNALISTA: Vânia Coelho
FOTOGRAFIA: Thiago Feitosa