I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

 SESAU SEDE

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, informa que mediante o cenário atual da covid-19 no Estado, a confecção do Boletim Epidemiológico sobre o Coronavírus será suspensa aos finais de semana e feriados, começando a partir do próximo sábado, dia 9.

Tal medida ocorre em razão dos decrescentes números de notificações, principalmente aos finais de semana, tendo dias em que não há entrada de nenhuma notificação no eSUS Notifica e/ou GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), ou devido inconsistências logísticas na própria plataforma do SUS aos sábados, domingos e feriados.

A suspensão também se baseia pelo fato dos municípios do estado de Roraima não enviarem informações referentes aos óbitos suspeitos e confirmados de covid-19. Assim, o SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) não é atualizado aos finais de semana.

Com atualização em 01 de abril, a soma dos pontos obtidos por meio dos indicadores avaliados, a classificação final do cenário epidemiológico de Roraima foi 4 pontos, o que nos coloca em RISCO BAIXO, segundo a Análise de Risco elaborada pela CGVS.

A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde ressalta ainda que tal medida não influenciará o monitoramento e a transparência dos dados para a população e órgãos de controle.

Caso observe-se mudanças importantes no cenário da covid-19 no Estado, a confecção do documento aos finais de semana poderá retornar, sendo mantida a sua ampla divulgação.