Doação de Sangue

     A doação de sangue é um gesto de solidariedade, um ato voluntário e altruísta. Com a sua doação, você estará ajudando a salvar vidas de várias pessoas. A maior recompensa para o doador é saber que ele contribui para a valorização da vida e cumpre a missão humana de ajudar ao próximo.

Grupos Sanguíneos

0+

O-

A+

A-

B+

B-

AB+

AB-

Prezado doador de sangue

     A fim de manter um estoque de sangue adequado para os pacientes e evitar aglomerações nesse momento de preocupação com a COVID-19, comunicamos que serão priorizados os atendimentos agendados. Em caso de comparecimento para doação sem agendamento, poderá ocorrer distribuição de senhas na entrada para manter espaçamento físico adequado entre doadores.

Tipos de Doações

Doação Voluntária ou Espontânea: É feita por pessoas com objetivo de manter o estoque de sangue do Hemocentro. O doador não apresenta nome do paciente.

Doação de Reposição: É a doação para um determinado paciente que já recebeu ou deverá receber a transfusão. É preciso informar no momento do cadastro, na recepção.

Doação Autóloga (auto doação): Realizada pelo paciente para o seu próprio uso. Esses casos devem ter indicação médica.

Orientações Doação de Sangue

Levar um documento de identidade com
foto, emitido por órgão oficial .

Estar bem alimentado
(sem ingerir alimentos gordurosos).

Ter repousado bem na noite
anterior à doação.

Evitar o uso de bebidas alcoólicas
nas últimas 12 horas.

Evitar vir acompanhado com
crianças, sem acompanhantes.

Permanecer no serviço hemoterápico
após a doação por 15 minutos.

Cuidados após doação de sangue/plaquetas

:: Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro.

:: Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se. Se os sintomas persistirem, peça que o conduzam de volta ao Hemocentro ou a o Pronto-socorro mais próximo.

:: Você poderá reassumir as atividades normais uma hora após a doação, caso esteja sentindo-se bem. Para realização de esforço físico, principalmente com o braço puncionado, sugerimos que aguarde 24 horas. É recomendável aguardar uma hora antes de dirigir.

:: Beba mais líquido do que de costume nas 4 horas após a doação. Não tome bebida alcoólica antes de ter se alimentado bem e não fume durante uma hora após a doação.

:: A cada doação são realizados exames para hepatite B e C, Sífilis, HIV, HTLV I/II e doença de Chagas. Estes exames são de triagem e portanto mais sujeitos a resultados falso positivos. Caso receba carta ou telefonema do Hemocentro notificando alteração em um de seus exames, não se assuste; apenas é necessário repetição deste exame.

Agendamento e dúvidas pelo telefone: (95) 98404-9593

Horário de atendimento do Hemocentro:
De segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 13h.
Feriados das 9h às 13h.

Coleta de Sangue

Funcionamento:
07h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Observação: 12h as13h30 – somente entrega de exames, declarações, carteirinhas de doador e informações.

Clínica Hematológica

Funcionamento:
07h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Ambulatório destinado para aos pacientes hematológicos: Fisioterapia / Avaliação Odontológica Psicologia Infantil e Adulto / Hematologia Adulta

Segunda Amostra

Funcionamento:
07h00 às 12h e das 13h00 às 18h.

(Caso a Unidade entre em contato com o doador informando a necessidade de repetir os exames realizados).

Av. Eduardo Gomes, s/nº - Bairro - Aeroporto - CEP: 69.310-005
Telefones de contato: (95) 98404-9593

Nossas Redes Sociais