I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


Situada no bairro Pintolândia, a unidade passará a atender demandas sobre
a doença durante a noite, finais de semana e feriados

 

    A partir desta semana, o PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva), situado na rua Delman Veras, bairro Pintolândia, zona oeste de Boa Vista, terá horário estendido no período da noite, finais de semana e feriados. A ampliação ocorre para melhorar o atendimento ao público, sobretudo na detecção de casos de malária no Estado de Roraima.

    “Ampliação de horário no atendimento tem como objetivo o aprimoramento do diagnóstico e tratamento da malária e assim melhor atender a população afetada pela doença”, ressaltou a gerente do NCM (Núcleo de Controle da Malária), Dulcineia Barros.

    Em Roraima, segundo os dados do núcleo, foram registrados 9.675 casos de malária entre 1º de janeiro até 30 de setembro de 2019. Deste total, 7.910 foram autóctones (casos de origem local), enquanto 1.765 foram 'importados' da Venezuela.

    A malária é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. Sua transmissão ocorre após picada do inseto já infectado por protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas mais comuns da doença são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.

    Vale lembrar ainda que o tratamento do paciente deve estar de acordo com o Manual de Terapêutica da Malária, do MS (Ministério da Saúde), e as medidas de prevenção vão desde o uso de mosqueteiros, inseticidas e roupas que protejam partes expostas do corpo, como braços e pernas, e a eliminação de criadouros do mosquito.

 


Dulcinéia Barros - Gerente do NCM (Núcleo de
Controle da Malária)

 

 

ASCOM/SESAU
12.12.2019