I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


Os itens estavam sendo aguardados desde o fim do mês
passado e vai suprir demanda de 200 cirurgias

 

    A falta de materiais para cirurgias ortopédicas, considerada uma das reclamações mais recorrentes de pacientes que aguardam na fila de espera do HGR (Hospital de Roraima), começa a se tornar uma coisa do passado. Na tarde desta sexta-feira, dia 10, o Estado recebeu lotes de órtese e prótese, itens que estavam sendo aguardados deste o fim do mês passado.

    De acordo com a CGUE (Coordenação Geral de Urgência e Emergência), o atraso no envio se deu em razão de problemas de logística da empresa responsável pelo fornecimento dos materiais. Todos os itens já estão no depósito da CGAF (Coordenação Geral de Assistência Farmacêutica) e devem ser encaminhados nos próximos dias ao HGR. Esse material vai suprir uma demanda inicial de 200 cirurgias, que enquanto estiverem sendo executadas, o Governo vai continuar adquirindo mais itens a fim de zerar a fila de espera e atender a todos os procedimentos ortopédicos.

    Para o secretário adjunto, Francisco Monteiro, a Secretaria de Saúde cumpre a última fase que é aquisição dos suprimentos, das órteses e próteses relativas as cirurgias de ortopedia.

    “Já tínhamos recebido o material da neurologia para os pequenos fragmentos e da cirurgia bucomaxilo e agora o material da ortopedia e traumatologia. Isso quer dizer que a partir desta segunda-feira, nós já iniciamos todo o agendamento e programação cirúrgica para atendimento dos pacientes eletivos e assim regularização dos procedimentos na condição de urgência e emergência”, destacou.

    Segundo Monteiro, essa programação obedece a uma série de critérios clínicos e da situação de cada caso dos pacientes a partir da indicação médica. “A palavra que temos à população que ela pode aguardar que iremos retomar os contatos e fazer com que seja feita a avaliação inicial da sua condição clínica e ortopédica, para que possa ser feita uma programação da melhor maneira para a sua cirurgia e reabilitação”, afirmou.

    RETOMADA - O setor de marcação de cirurgias do HGR já está trabalhando em um novo cronograma e tão logo tudo estiver definido, a unidade começará a realizar a convocação dos pacientes que aguardam na fila de espera.

 

ASCOM/SESAU
10.01.2020