I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


Um termo de compromisso foi assinado nesta quarta-feira, 08; a categoria estava
paralisada desde o dia 29 de novembro do ano passado

 

    Em uma assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira, dia 08, o comando de greve da enfermagem aprovou a suspensão da paralisação geral iniciada no dia 29 de novembro. Na noite desta quarta-feira, 08, o termo de compromisso foi assinado durante reunião no Palácio Senador Hélio Campos.

    “Todas as categorias são importantes e a prova disso é a nossa preocupação na valorização de cada um dos nossos servidores. Estamos pagando os salários em dia, acabando com excessos, combatendo a corrupção e aplicando o dinheiro público da forma correta. Não tenho a menor dúvida de que o Governo está trabalhando para honrar o esforço de cada um de vocês”, ressaltou Denarium durante a reunião.

    Nesta terça-feira, 07, uma comissão composta pelo titular da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Allan Garcês, pelo secretário adjunto da Casa Civil, Lurene Avelino, e pelo procurador geral adjunto do Estado, Ernani Batista, apresentaram um plano de acordo para atender as reivindicações da categoria.

    Entre os pontos considerados mais urgentes pelos profissionais de enfermagem, está a necessidade de execução de uma série de melhoria nas condições de trabalho dos servidores e estabelecimento de medicamentos em 90 dias. Para isso, será instituída a criação de uma comissão para avaliar quais ações deverão ser implantadas de imediato pelo Estado.

    “Nós iremos conduzir essa gestão com austeridade, honestidade e transparência. Todos que vierem a somar com essa finalidade serão bem-vindos, porque queremos construir uma saúde para todos”, frisou Garcês.

    Outra questão pontuada no documento entregue às lideranças do Sindprer-RR (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima), está o pagamento de progressões. O Governo solicitou que fosse montada uma comissão para avaliar as progressões de todas as categorias existentes na saúde do Estado.

    Também ficou firmada a restituição do pagamento dos descontos nos salários referentes aos dias não trabalhados, pactuada a reposição de uma hora extra de trabalho, além da operacionalidade imediata da comissão que avaliará a revisão e implementação do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) de todas as categorias, com vista à correção das remunerações, pelo período de 90 dias, prorrogado por igual período em caso de necessidade.

    “Entre o querer e o efetuar há uma lacuna e hoje construímos uma ponte onde nenhum [lado] sairá prejudicado. A sociedade e o trabalhador da enfermagem vão ser respeitados”, ressaltou Melquisedeque Menezes, presidente do Sindprer-RR, que informou ainda que os profissionais já retornam às atividades ainda na noite desta quarta-feira, 08.

 

ASCOM/SESAU
09.01.2020